Home Futebol Fortaleza é terceira equipe nordestina na história a chegar no mata-mata da Libertadores

Fortaleza é terceira equipe nordestina na história a chegar no mata-mata da Libertadores

Leão conseguiu classificação para as oitavas de forma histórica na última rodada, após vitória por 4 a 3 contra o Colo Colo no Chile

Por Christopher Henrique em 26/05/2022 02:08 - Atualizado há 2 anos

Staff Images/CONMEBOL

O Fortaleza fez história nesta quarta-feira (25), depois de conseguir vencer o Colo Colo por 4 a 3 em Santiago. A vitória, que resultou na classificação do Leão para as oitavas da Libertadores é um momento histórico também para a região nordeste brasileira.

Um dos principais motivos é que o Leão se tornou a terceira equipe da região a chegar nas oitavas de final da principal competição sul-americana. Anteriormente, Bahia (1989) e Sport (2009) já passaram da fase de grupos, chegando no máximo as quartas.

Na história, o Tricolor Baiano fez sua melhor campanha em 1989, quando ficou pelas quartas. Já o Leão da Ilha, após conquistar o título da Copa do Brasil em 2008, esteve no ano seguinte na Libertadores e avançou de fase na liderança de seu grupo. Porém, teve o Palmeiras novamente como seu adversário no mata-mata, sendo eliminado.

Enquanto isso, o Fortaleza consegue seu melhor desempenho na competição. Na primeira participação, em 2020, foi eliminado na fase eliminatória pelo Independiente, graças ao gol contra de Bruno Melo, nos acréscimos.

Para se classificar, Fortaleza precisou sofrer

Quando sorteado os grupos, muitas pessoas consideravam a chave do Fortaleza como “grupo da morte”. Pelo simples fato de ter duas equipes tradicionais, como River Plate e Colo Colo, além do Alianza Lima. Logo na primeira partida, uma derrota sofrida para o Colo Colo na Arena Castelão deixou o torcedor preocupado.

Jogando na Argentina, a derrota para o River por 2 a 0 foi considerada normal, pelo amplo favoritismo dos mandantes. A situação se complicava, já que os chilenos venceram o Alianza, e deixaram o Leão distante da vaga. Nas duas partidas em casa, os comandados de Juan Pablo Vojvoda venceu os peruanos e empataram diante do River, garantindo assim uma luz no final do túnel.

Restando duas rodadas, o Leão conseguiu vencer suas partidas fora de casa, conseguindo a classificação histórica. Agora, a equipe aguarda seu adversário, sendo definido por sorteio.

Exit mobile version