Grêmio vai repetir esquema de 3 zagueiros na Série B do Brasileirão?
Esquema foi usado pelo técnico Roger Machado na vitória contra o Glória, pela Recopa Gaúcha
LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
O Grêmio claramente tem sofrido nesse ano para vencer as partidas no Brasileirão Série B. Com a falta de resultados positivos, vem a pressão por parte da torcida e da imprensa. Agora, para a sequência do campeonato, Roger se vê em uma situação complicada, manter o esquema ou repetir o 3-5-2 utilizado contra o Glória, pela Recopa Gaúcha?
Em parte do treino dessa quarta-feira, o técnico Roger testou novamente esse esquema táctico, embora com uma escalação diferente da usada contra o Glória. O objetivo da mudança é resolver os problemas ofensivos que o Grêmio vem enfrentando na competição mais importante do ano para o Tricolor.

A formação no treino de hoje ainda não teve todos os jogadores à disposição. A escalação ficou a seguinte: Brenno; Bruno Alves, Heitor e Michel (improvisado de zagueiro); Bitello, Lucas Silva, Villasanti, Biel e Nicolas; Elias e Diego Souza.
O treino dessa quarta contou com os jogadores que não atuaram durante os 90 minutos na goleada diante do Glória pela Recopa Gaúcha. Ou seja, a maioria dos titulares.
Geromel e Edilson não participaram do treino. Eles ficaram na academia do clube, uma forma de preservação dos atletas. Edilson deve participar normalmente da partida contra o Vila Nova, no próximo domingo, às 16h.
É provável que a defesa, assim que todos os jogadores estiverem disponíveis, seja composta por Kannemann, Bruno Alves e Geromel.
Roger vai mesmo repetir o novo esquema no Grêmio?
Ao que tudo indica, as chances do esquema ser repetido são grandes. A dúvida fica em como seria montado o meio campo, já que o treino dessa quarta mostrou um time com 3 volantes e 3 zagueiros, um esquema muito mais defensivo do que o usado contra o Glória. Na ocasião, o time possuía 1 volante centralizado (Thiago Santos) e 2 meias mais avançados (Benítez e Campaz).
Se realmente Roger optar por escalar a equipe no 3-5-2 com 3 volantes, os problemas ofensivos do Grêmio podem não se resolver. Por outro lado, a ponta direita contando com Biel daria uma ofensividade inédita ao time, diferente de contra o Glória, quando Sarará atuou improvisado na posição.
Ou seja, o esquema usado no treino é uma variação da utilizada contra o Glória, mais cautelosa, porém com uma agressividade maior nas pontas.
Os pontas Nicolas e Biel terão que ter um papel quase que exclusivamente ofensivo para compensar o falta de agressividade dos 3 volantes. Ou o problema da falta de gols permanecerá.
Elkeson vai se tornar titular do Grêmio?
Embora Elias tenha sido escalado com Diego Souza no ataque, é provável que Elkeson assuma a titularidade da equipe. Contra o Glória, o jogador recém-chegado da China fez uma boa partida fazendo parceria com Janderson no ataque.
Aos poucos Elkeson vai ganhando ritmo de jogo e se destacando. Ele tem tudo para se tornar o “diferencial” que se espera dele na disputa pelas vagas de acesso para a Série A do Brasileirão. Na China, o atleta tinha estatísticas incríveis de gols. Se ele repetir pelo menos a metade do que fazia por lá, será o jogador que o Grêmio precisa para finalmente “decolar” na Série B.

