Home Futebol Jô está próximo de quebrar outra marca pelo Corinthians; confira

Jô está próximo de quebrar outra marca pelo Corinthians; confira

Jô é um dos atacantes mais importantes da história recente do Corinthians

Por André Salem em 16/05/2022 16:06 - Atualizado há 4 anos

Revelado pelo Corinthians, em 2003, o atacante Jô está marcado na história recente do Timão. Atualmente, com 35 anos, o jogador tem recebido algumas criticas da torcida, mas, mesmo não estando no auge da carreira, não tem como apagar a história do atacante pelo Timão.

Em três passagens pelo Corinthians, Jô venceu duas vezes o Campeonato Brasileiro (2005 e 2017) e duas vezes o Campeonato Paulista (2003 e 2017). Poucos jogadores na história do Timão conseguiram essas conquistas, ainda mais sendo protagonista em algumas delas, como o Brasileirão de 2017, por exemplo, em que Jô foi o artilheiro do campeonato com 18 gols.

Além dos títulos e dos gols, Jô está próximo de uma outra marca histórica pelo Corinthians. O atacante está muito perto de entrar no top-40 de jogadores que mais defenderam o Timão. Com 281 jogos pelo Corinthians, ele ultrapassou, contra o Internacional no último sábado (14), outro atacante histórico: Geraldão, bicampeão paulista em 77 e 79.

Para entrar nesta seleta lista, Jô precisa de mais duas partidas, o que igualaria a marca do também centroavante Viola, que somou 283 jogos pelo Corinthians. No caminho, vai passar o histórico zagueiro Ditão, que tem 282.

Na lista dos 40 jogadores que mais atuaram pelo Timão, é possível ver outros quatro atletas do atual elenco do Corinthians: Cássio (sexto, com 585 jogos), Fagner (12º, com 452), Gil (24º, com 350 jogos) e Fábio Santos (39º, com 288 partidas).

Quando o assunto é gols, Jô soma 65 com a camisa alvinegra. Com isso, ele é o 35º maior artilheiro da história do clube. Para entrar no top-30, precisa de mais dois gols, chegando aos mesmos 67 feitos por Rato entre os anos 1920 e 1930.

Depois de receber muitas criticas na última temporada e por passar por problemas de indisciplina, Jô tem recuperado a boa forma e a titularidade em algumas partidas com o técnico Vitor Pereira. O próprio treinador elogiou o atacante recentemente, dizendo que ele melhorou muito na parte física. O torcedor corintiano também reconheceu essa evolução do atacante nos últimos meses.

Com Jô entre os relacionados, o Timão está na Argentina e se prepara para enfrentar o Boca Juniors, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida acontece amanhã (17), às 21h30.

Relembre a carreira de Jô

Cria do Corinthians, o atacante, que surgiu para o futebol em 2003, ganhou mais espaço mesmo em 2005, quando foi campeão brasileiro. Só não jogou mais porque o time tinha jogadores como Tévez e Nilmar, mas, Jô conseguiu ser um jogador importante. No mesmo ano, foi vendido para o CSKA Moscou, da Rússia.

Em 2008, Jô foi vendido para o Manchester City, que não era um clube poderoso como é hoje. Na época, o City contava também com os brasileiros Robinho e Elano. Jô ficou no City até 2009, quando acertou com o Everton, também da Inglaterra. Não se firmou e foi para o Galatasaray, da Turquia, até voltar ao Brasil, em 2011 , quando recuperou o bom futebol.

Em 2011, foi para o Internacional, vencendo a Recopa e o Gauchão. Mas, se destacou mesmo em 2013, quando foi para o Atlético-MG e venceu a Libertadores ao lado de Ronaldinho, Bernard e Tardelli. Sendo, inclusive, artilheiro da competição com 7 gols.

A boa fase no Atlético rendeu frutos maiores para o atacante. Em 2014, foi convocado por Felipão para a Copa do Mundo. Porém, no período da Copa, o atacante já não vivia um bom momento e sua convocação foi questionada. Ficou no banco do Fred e pouco entrou em campo.

Em má fase, Jô deixou o Galo em 2015 para jogar nos Emirados Árabes e no Japão, até retornar ao Corinthians, em 2017. No ano seguinte, novamente o atacante foi para o Japão, até retornar ao Corinthians, em 2020. A tendência é que ele encerre a carreira no clube em que foi revelado.

Exit mobile version