Home Futebol Jornalista critica excesso de clubes na Libertadores: “não pode dar quatro vagas para a Bolívia”

Jornalista critica excesso de clubes na Libertadores: “não pode dar quatro vagas para a Bolívia”

O Palmeiras goleou o fraco Independiente Petrolero em um agregado de 13 a 1 pela Libertadores

Por André Salem em 04/05/2022 16:20 - Atualizado há 4 anos

Carla Carniel

Na noite de ontem (03), o Palmeiras goleou o Independiente Petrolero, na Bolívia, por 5 a 0. No Allianz Parque, pela segunda rodada, a partida terminou com uma goleada ainda maior: 8 a 1, onde o Verdão jogou com a maioria do seu time reserva. O nível fraco de algumas equipes levantou novamente a discussão sobre o excesso de times que disputam a Libertadores. Atualmente, são 47 clubes na maior competição continental.

Em seu canal no Youtube, o jornalista Rica Perrone comentou sobre esse assunto, se posicionando favorável a diminuição de equipes, como era antigamente.

“A Libertadores, durante a década de 90, era disputada por dois times de cada país, então, tinha 21 clubes. Dois de cada país e mais o campeão.  Hoje, a Libertadores é disputada com 47 times, pra depois chegar em 32. E nós não temos nem 32 grandes clubes na América do Sul. Você não tem a possibilidade da América do Sul encontrar 15 clubes muito fortes. Eu jogaria a Libertadores com 16 clubes só. Eu acho que se você joga uma Libertadores com 16 clubes, por exemplo, você joga uma Sul-Americana com outros 16 e faz dois torneios fortes”, declarou o jornalista, que em seguida, sugeriu tirar vagas de alguns países.

“O questionamento é que nós não temos 47 clubes pra enfiar em uma Libertadores. Nós não temos nem 32. E ai você tem uma Libertadores onde diversos clubes não tem a menor condição de estar ali. Se eu for fazer um torneio entre os melhores da América do Sul, eu não vou dar quatro vagas para a Bolívia, não vou dar quatro vagas para o Equador, não vou dar quatro vagas para o Paraguai, não vou dar quatro vagas para o Peru. Não pode dar quatro vagas para a Venezuela. O Brasil levou oito clubes para a Libertadores. Pelo amor de Deus, isso não tem o menor sentido. Se você não for um fiasco no Brasileirão, você vai pra Libertadores. Isso não é premiação”.

Em outro momento, Rica Perrone citou Guardiola e o futebol europeu.

“O Guardiola defende uma coisa que eu concordo. Precisamos hoje de menos e melhores jogos. E tudo que as confederações e a Fifa faz, é ao contrário, mais jogos. Você ganha mais dinheiro, mas diminui muito a qualidade. A Champions, tem 55 países representados no torneio. Ela seleciona 26 clubes que vão direto para a fase de 32. Os outros 8 clubes, vêm de 45 países que disputam entre si pra chegar em 8. Pra que? Pra você fazer um filtro e chegar no melhor que você pode. Vai ter time ruim, mas você tenta ao máximo que chegue a ‘nata’ de 55 países”, finaliza Rica.

Exit mobile version