Home Futebol Liverpool supera Chelsea nos pênaltis e conquista a FA Cup

Liverpool supera Chelsea nos pênaltis e conquista a FA Cup

Liverpool conseguiu superar novamente o Chelsea em disputa de pênaltis e conquistou o título da FA Cup no Wembley

Por Fabrício Carvalho em 14/05/2022 15:40 - Atualizado há 2 anos

Liverpool FC

FA CUP 2021/22 – FINAL
Chelsea CHELSEA 0(5)-(6)0 LIVERPOOL Liverpool

Em grande final disputada no Wembley Stadium neste sábado (14), o Liverpool venceu o Chelsea por 6-5 na disputa de pênaltis e conquistou a FA Cup 2021/22 após um verdadeiro jogaço com mais de 25 finalizações de ambas equipes.

Nos Blues a maior mudança acabou sendo a indisponibilidade de Kai Havertz no ataque, deixando vaga aberta no ataque para Romelu Lukaku ser acionado. Em relação à equipe que venceu o Leeds no meio de semana, Thiago Silva entrou no lugar de Christensen.

Do outro lado, Jurgen Klopp acabou colocando Salah de volta à equipe titular, enquanto Henderson ganhou a vaga do machucado Fabinho no meio-campo. Thiago, Robertson e Konate também surgiram na escalação titular com Mane e Diaz dividindo o ataque com o egípcio.

O início de jogo ficou marcado por um Liverpool pressionando mais, tendo nos primeiros minutos seu melhor momento no primeiro tempo. Logo aos 9′, Alexander-Arnold deixou para Diaz na esquerda e o chute rasteiro foi defendido por Mendy. No rebote, Keita acabou chutando para fora.

Com 67% de posse de bola, os Reds acabaram encontrando dificuldades de finalizações no campo ofensivo adversário e o Chelsea aproveitou para um contra-ataque aos 23′. Mount cortou bola rasteira e Pulisic chegou na cara do gol, chutando ao lado da trave.

Na sequência, Alisson defendeu no susto uma bola cruzada de Pulisic que buscava Marcos Alonso em uma finalização que seria fatal. Porém, Klopp teve uma notícia negativa aos 33′ pois Diogo Jota sentiu lesão e foi substituído por Mohamed Salah.

Antes do intervalo, Thiago Alcântara levantou pelo lado esquerdo da área para Robertson cruzar na área e Diogo Jota aplicar um voleio que seria espetacular caso acertasse o alvo.

Chelsea e Liverpool subiram a intensidade na etapa complementar, mas o empate sem gols permaneceu

A reta final do primeiro tempo ficou marcada por pouca ação ofensiva, mas a etapa complementar entregou tudo o que os torcedores esperavam. Logo aos 2′, Alisson evitou o gol de Pulisic com uma grande defesa após deixadinha na medida de Lukaku dentro da área.

O Chelsea seguiu incomodando e chegou com perigo na tentativa novamente com Marcos Alonso cobrando falta por cima do gol num lance em que Alisson parecia sentir os efeitos do sol forte de Londres.

Aos 7′, o Liverpool respondeu com Diaz girando em cima da área para chutar rasteiro e levar bastante perigo no canto esquerdo pois a bola saiu por pouco e Mendy estava vendido no lance.

Diferentemente do primeiro tempo, os Blues estavam adiantando as linhas e exercendo maior pressão, deixando a equipe com 60% de posse de bola no início do segundo tempo.

Mas o Liverpool seguia levando perigo e aos 15′, Keita recebeu no lado direito da área com passe rasteiro e Diogo Jota finalizou na primeira trave errando o alvo por muito pouco.

Outra oportunidade de ouro surgiu aos 23 minutos a favor dos Blues com Pulisic deixando na medida para Reece James girar na meia-lua e bater rasteiro na primeira trave em outro lance de enorme perigo justamente no momento em que Kanté foi acionado no lugar de Kovacic.

Klopp acionou Milner no lugar de Keita em uma reta final que estava ficando marcada por mais faltas e maior desgaste físico entre as duas equipes, mas o Liverpool ainda tentou ocupar mais o campo ofensivo enquanto o Chelsea voltou a apostar nas transições.

Nos últimos dez minutos, o Liverpool se aproximou bastante do título com duas chances claríssimas de gol. Primeiro, em jogada coletiva do ataque, Mane liberou Diaz no lado direito da área e o colombiano parou na trave em bola que não seria defendida por Mendy.

No lance seguinte aos 40′, Milner cruzou em profundidade na área e Jota tentou um meio voleio com pé esquerdo, com total liberdade pelo lado esquerdo, mas a bola novamente parou na trave e o placar seguiu zerado.

Tuchel acionou Ziyech no lugar de Lukaku para os minutos finais do segundo tempo, mas os Reds tiveram outra enorme chance de ouro aos 45′ no contragolpe com Diaz carregando em velocidade para bater colocado e levar enorme perigo no canto esquerdo, em chute dificultado pela marcação de Thiago Silva, levando a decisão para a prorrogação.

Prorrogação ficou marcada pelo desgaste físico e a decisão do título foi nos pênaltis

Matip e Roberto Firmino foram acionados no primeiro tempo extra enquanto Van Dijk e Díaz deixaram o campo nas alterações executadas por Jurgen Klopp.

Os primeiros 15 minutos foram dominados pelo Chelsea que ocupou o campo ofensivo e levou extremo perigou no cruzamento para a grande área onde Diogo Jota evitou um potencial gol impedindo que Marcos Alonso batesse de primeira.

Para o segundo tempo extra, Thomas Tuchel acionou Loftus-Cheek para o lugar de Pulisic. No entanto, os 15 minutos finais claramente mostraram as duas equipes muito cansadas e a disputa dos pênaltis parecia inevitável.

Klopp acionou Tsimikas para o lugar de Robertson na reta final enquanto Barkley acionou Loftus-Cheek. Nos minutos finais, o Liverpool esteve no ataque e levou perigo e o jogo voltou a ficar movimentado no último minuto do acréscimo. Mas não teve jeito, a vaga foi decidida nos pênaltis.

Marcos Alonso e James Milner iniciaram a disputa com perfeição, mas Azpilicueta parou na trave e o Liverpool assumiu a liderança do placar com Thiago Alcântara. Os penais mantiveram a mesma sequência de acertos até que Sadio Mané parou no goleiro Mendy na última cobrança.

Ziyech abriu a sequência de cobranças alternadas e bateu firme no canto esquerdo e Diogo Jota correspondeu no ângulo com enorme frieza. Na sétima cobrança, Mason Mount parou no goleiro Alisson que caiu no canto. Na cobrança final, Tsimikas foi às redes no canto e venceu Mendy.

PÊNALTIS
CHE LIV
1 Marcos Alonso O O James Milner
2 Azpilicueta X O Thiago Alcântara
3 Reece James O O Roberto Firmino
4 Ross Barkley O O Alexander-Arnold
5 Jorginho O X Sadio Mané
PÊNALTIS ALTERNADOS
CHE LIV
6 Ziyech O O Diogo Jota
7 Mason Mount X O Tsimikas

FICHA TÉCNICA
CHELSEA 0(5)-(6)0 LIVERPOOL

Data: 14/05/2022, 12:45
Estádio: Wembley
Árbitro: Greg Paulson
VAR: Paul Tierney

Gols: X

Substituições – Chelsea: Kanté (Kovacic); Ziyech (Lukaku); Loftus-Cheek (Pulisic); Barkley (Loftus-Cheek)

Substituições – Liverpool: D.Jota (Salah); Milner (Keita); Matip (Van Dijk); R.Firmino (L.Díaz); Tsimikas (A.Robertson)

Chelsea (3-4-2-1): Edouard Mendy; Antonio Rudiger, Thiago Silva, Trevoh Chalobah; Reece James, Jorginho, Mateo Kovacic, Marcos Alonso; Mason Mount, Christian Pulisic; Romelu Lukaku.

Liverpool (4-3-3): Alisson; Trent Alexander-Arnold, Virgil van Dijk, Ibrahima Konate, Andrew Robertson; Jordan Henderson, Thiago, Naby Keita; Mohamed Salah, Sadio Mane, Luis Diaz.

Exit mobile version