PS4 e PS5 recebem atualização de Firmware, confira as mudanças
Semana cheia de atualizações para os consoles Sony
Divulgação / Sony
Após o PS3 e PS Vita receberem atualizações de firmware no começo da semana, chegou a vez dos consoles mais recentes da empresa receberem novas atualizações.
Agora temos o PS3 na sua versão 4.89, o PS Vita na 3.74, e a novidade é o PS4 na 9.60 e o PS5 na 5.10.
Diferente do PS3 e PS Vita que receberam mudanças no acesso e criação de contas PSN através dos consoles, no PS4 e PS5 tivemos apenas uma mensagem genérica de “A atualização de sistema melhora a estabilidade do sistema”. Mas o que isso realmente significa?
O real motivo para as novas atualizações de sistema
Coincidentemente, as atualizações vieram após uma sequencia de resgates de recompensa no site HackerOne, site que funciona como plataforma de intermediação entre empresas e hackers do mundo todo, onde estes revelam para as empresas as vulnerabilidades e bugs encontrados em seus respectivos sistemas em troca de recompensas em dinheiro.
O valor das recompensas varia de acordo com a gravidade da vulnerabilidade encontrada, e tais falhas as vezes acabam levando a desbloqueios e brechas permanentes nos consoles.
Dado a natureza dessa relação, empresas como a Sony tem tempo de corrigir essas falhas antes delas virem a público, em atualizações de firmware, impedindo que essas vulnerabilidades sejam exploradas novamente.
Porém, para os usuários que se mantiveram nas firmwares suscetíveis a falha, podem se beneficiar de uma futura divulgação pública do mesmo, que geralmente resulta em firmwares customizadas com diversas funções adicionais.
Portanto, essas atualizações de sistema com descrições vagas e sem nenhuma função adicionada ou removida, em sua grande maioria são somente correções de vulnerabilidade do sistema, impedindo que o usuário final tenha acesso as mesmas.
Então, atualizo ou não?
Resposta curta: Sim. Resposta longa: Depende. Ao optar por não atualizar, você também opta por manter seu console completamente off-line, não podendo acessar a PSN nem jogar nenhum jogo que exija conexão constante com a internet. Essa é a forma que a Sony pune quem busca destravar seu console.
Caso você jogue online constantemente, não há outra opção senão atualizar para a firmware mais recente.
Se seu maior interesse for em realmente explorar novos recursos, utilizar código não assinado, entre outros. Recomenda-se sempre aguardar a divulgação das falhas de segurança na menor firmware possível.

