Jornal aponta Renato Gaúcho como opção para assumir seleção sul-americana
Renato Gaúcho deixou o Flamengo após vice da Libertadores
Alexandre Vidal/Flamengo
Um dos treinadores brasileiros mais badalados do futebol atualmente, Renato Gaúcho está sem clube desde que foi demitido do Flamengo, em novembro do ano passado, dois dias após perder a final da Libertadores para o Palmeiras.
O treinador, que é ídolo no Grêmio e teve boas passagens pelo Fluminense, era cotado para substituir Tite na seleção brasileira após a Copa do Mundo no Catar. Porém, o destino de Portaluppi pode ser outra seleção da América do Sul.
Segundo o jornal argentino “Clarín”, Renato Gaúcho é um dos cotados para assumir a seleção da Colômbia no lugar do ex-flamenguista Reinaldo Rueda, que foi demitido em abril após a fraca campanha da seleção colombiana nas Eliminatórias, ficando de fora até da repescagem para a Copa.
A publicação do jornal argentino destaca, principalmente, uma gafe cometida por uma TV colombiana. Em um programa de debate, os comentaristas estavam sugerindo possíveis nomes para a seleção, até que o ex-jogador Julián Téllez, deu o seu palpite: “Alejandro Sabella pode ser uma possibilidade.” O problema é que o treinador argentino Sabella, faleceu em 2020.
Segundo apuração do jornal argentino “Clarín”, a Colômbia teria o desejo de ter um técnico argentino ou brasileiro nos próximos anos. De preferencia argentino, depois do técnico José Pekerman levar a Colômbia ao 5º lugar na Copa de 2014.
Os dois primeiros técnicos que foram procurados, foram Alfaro e Gareca, mas, a princípio, foram descartados porque estão empregados no momento. Alfaro comanda o Equador, que disputará a Copa do Mundo, e Gareca comanda o Peru, que irá jogar a repescagem.
Depois, o jornal cita mais dois argentinos que estariam na mira: Marcelo Bielsa e Ramón Díaz. Bielsa deixou recentemente o Leeds, da Inglaterra e está sem clube. Já Ramón Díaz, que treinou o Botafogo em 2020, atualmente comanda o Al Hilal.
Em seguida, o jornal argentino diz que eles terão a concorrência de Renato Gaúcho, que está desempregado e interessa aos dirigentes colombianos. Não há mais detalhes sobre a negociação com o brasileiro, apenas que ele é um dos possíveis nomes.
Depois, a publicação revela três nomes distantes, que seriam considerados “sonhos”. Entre eles, o brasileiro Tite, técnico da seleção brasileira e que irá deixar o cargo depois da Copa. Além dele, os outros sonhos seriam o argentino Sebastián Beccacece e o espanhol Roberto Martínez, que hoje é treinador da Bélgica.
Para não falar que a Colômbia não deseja colombianos no comando, o ex-técnico do São Paulo, Juan Carlos Osorio, que deixou o América de Cali recentemente e Jorge Luis Pinto, podem ser opção, caso não consigam nenhum dos nomes cogitados.
A seleção da Colômbia terminou as eliminatórias em sexto lugar, com 23 pontos. Um ponto a menos que o Peru, que acabou indo para a repescagem e pode disputar o mundial no Catar. Em 18 jogos, a seleção que conta com os ex-palmeirenses Borja e Mina, venceu cinco partidas, empatou oito e perdeu cinco vezes. Contra o Brasil, a Colômbia empatou em casa, sem gols e perdeu no Brasil, por 1 a 0.

