Home Futebol Relembre a passagem de Tite pelo Corinthians

Relembre a passagem de Tite pelo Corinthians

Tite tem seu nome marcado na história do Timão por conta de várias conquistas e um ótimo trabalho no clube

Por Flavio Souza em 26/05/2022 12:47 - Atualizado há 4 anos

Divulgação / Twitter oficial Corinthians

Na última quarta-feira (25), Adenor Leonardo Bachi, mais conhecido como Tite, completou 61 anos de idade. Atualmente na seleção brasileira, o experiente treinador tem um lugar especial no coração da Fiel torcida.

Foram três passagens no comando técnico do Corinthians, com direito a conquista do inédito título da Copa Libertadores da América e o bicampeonato mundial de clubes frente o Chelsea.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJlaUV1SFBsTCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Relembre momentos marcantes da passagem de Tite pelo Corinthians

Problemas com MSI

Tite chegou ao Corinthians em 2004, após um bom trabalho no São Caetano. O técnico fez o time que lutava contra o rebaixamento chegar ao 5º lugar do Brasileirão.

Mas em 2005, com um time repleto de estrelas, com destaque para Tévez, o técnico acabou pedindo demissão. Conforme apurado na época, o motivo teria sido o fato de Tite não concordar com a interferência de Kia Joorabchian na sua forma de comandar e escalar o Timão.

Dessa forma, o treinador se despediu do Corinthians sem um título sequer

Bancado por Andrés Sanchez após eliminação na Libertadores

Tite retornou ao Corinthians em 2010, quando deu seus primeiros passos para gravar seu nome na história do clube. Mas tudo poderia ter sido bem diferente em 2011.

Após conduzir o Timão ao 3º lugar do Brasileirão, o treinador teve a missão de comandar a equipe alvinegra na pré-Libertadores do ano seguinte. Porém, mesmo com Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos no time, o Corinthians foi eliminado para o Tolima, em uma das eliminações mais marcantes da história do clube.

Esse fato gerou muita repercussão da torcida, que em peso pediu sua demissão. Mas Andrés Sanchez, presidente do clube na época, banco a permanência do treinador no comando técnico.

2012 histórico no Corinthians

Mesmo com diversas mudanças no elenco, Tite garantiu o vice-campeonato do Paulistão em 2011. Em seguida, o treinador conquistou seu primeiro título no Corinthians, levantando a taça do Brasileirão do mesmo ano. Além disso, a temporada serviu para formar a base da equipe da próxima temporada.

E 2012 foi perfeito para o torcedor alvinegro, afinal a equipe venceu a tão sonhada Copa Libertadores da América e na sequência garantiu o título Mundial de Clubes, vencendo o Chelsea. Inclusive, essa foi a última vez que uma equipe sul-americana conseguiu vencer um time europeu na competição.

Aposta em Cássio no gol do Corinthians

Cássio é um dos ídolos do Corinthians e foi um dos grandes nomes do título do Timão na Libertadores. Mas nem todos lembram que o goleiro chegou ao clube para ser reserva de Júlio César, um dos destaques do Brasileirão em 2011.

Quis o destino que após uma falha contra a Ponte Preta nas quartas de final do Paulistão custasse a vaga do então titular. Após duas falhas, Júlio César perdeu seu lugar no time.

Danillo Fernandes, que hoje defende o Bahia, era cotado para assumir a titularidade na Libertadores. Mas a comissão técnica entendeu que Cássio estava melhor preparado. O goleiro então entrou no gol numa pressão, no duelo contra o Emelec, nas oitavas de final da Libertadores. E com uma grande atuação no Equador, ele se mostrou a aposta certa para defender a meta alvinegra, sendo vital não só na conquista do tão sonhado título continental, como em diversos outros títulos do Corinthians.

Comandando o time nas arquibancadas

Nas quartas de final da Copa Libertadores da América, o Corinthians encarou um forte Vasco e conseguiu a classificação em um jogo repleto de emoções.

Depois de um empate sem gols em São Januário, o Timão decidiu a vaga no Pacaembu. A vitória veio nos acréscimos, com gol de Paulinho, após Cássio salvar um gol certo de Diego Souza.

Porém outro destaque desse confronto foi a expulsão de Tite. Após reclamar da arbitragem, o treinador do Corinthians comandou o time no meio das arquibancadas, ao lado da Fiel, em um dos seus momentos mais marcantes pelo clube.

“Olha o Romarinho”

Outra aposta certeira de Tite na Libertadores foi o atacante Romarinho. Recém-chegado ao clube, o jogador fez sua estreia logo no clássico contra o Palmeiras, pelo Brasileirão em 2012.

Pensando na decisão da Libertadores, Tite optou por escalar um time reserva, com Romarinho marcando os dois gols da vitória do dérbi.

YouTube video player

Inclusive, por conta dessa atuação, o treinador levou o atacante para a Argentina para o primeiro jogo da final contra o Boca Juniors. E em seu primeiro lance em campo ele marcou o gol que garantiu o importante empate fora de casa, que encaminhou o título do Corinthians.

Olha o Romarinho

2013 de reformulações e problemas

No ano seguinte Tite teve duas eliminações marcantes no ano, apesar dos títulos do Paulistão e Recopa Sul-Americana.

Na Copa Libertadores o Corinthians reencontrou o Boca Juniors, mas graças a uma péssima arbitragem de Carlos Amarilla o Timão foi eliminado.

Já na Copa do Brasil o clube se despediu da competição nas penalidades, após cobrança bisonha de Pato em cima de Dida. Inclusive esse lance foi decisivo para o futuro do atacante no clube, afinal o jogador foi considerado o culpado pela eliminação.

Por outro lado, Tite não teve seu contrato renovado e deixou o clube no fim do mesmo ano.

Mais um Brasileirão para o Corinthians

Tite optou por ter um ano sabático em 2014, optando inclusive por realizar estudos no futebol europeu. Dessa forma, ele regressou ao Corinthians ainda mais preparado.

O resultado veio no Brasileirão Série A em 2015. Com um meio de campo comandado por Renato Augusto e Jadson, o Timão garantiu mais um título nacional com três rodadas de antecedência. Inclusive, a campanha teve direito a uma goleada contra o São Paulo, já com a taça garantida, com uma escalação formada apenas por reservas.

Possível retorno ao Corinthians?

Em 2016 Tite aceitou o convite da CBF para assumir o comando da seleção brasileira, cargo que ocupa até hoje. Prestes a disputar sua segunda Copa do Mundo, o treinador deu entrevistas afirmando que deve se desligar da seleção depois do Mundial.

Em recente entrevista à Gazeta Esportiva, o treinador deixou claro que não vai trabalhar no futebol brasileiro em 2023. Mas ele afirmou que não descarta um possível retorno ao Corinthians em 2024.

“Eu tenho um carinho e respeito muito grande pelo Corinthians e por todas as equipes que passei. Nada está descartado. Tenho um carinho e uma gratidão. Então, está absolutamente aberto para uma sequência profissional que possa surgir”, declarou Tite.

Títulos de Tite pelo Corinthians

Depois de uma primeira passagem em branco, Tite garantiu mais seis títulos para a galeria de conquistas do Corinthians em suas duas passagens seguintes:

  • Brasileirão: 2011 e 2015
  • Copa Libertadores da América: 2012
  • Mundial de Clubes da Fifa: 2012
  • Paulistão: 2013
  • Recopa Sul-Americana: 2013
Exit mobile version