Home Futebol Dupla de volante se destaca na artilharia do Palmeiras em 2022

Dupla de volante se destaca na artilharia do Palmeiras em 2022

Volantes do Palmeiras cresceram muito no comando de Abel Ferreira

Por André Salem em 18/05/2022 12:50 - Atualizado há 4 anos

Cesar Greco

O Palmeiras segue fazendo mais uma temporada ótima com o comando de Abel Ferreira. Em 2022, até agora, o Palmeiras venceu o Campeonato Paulista, a Recopa Sul-Americana e foi finalista do Mundial de Clubes, perdendo para o Chelsea apenas na prorrogação.

Nos campeonatos em andamento, o Verdão é líder geral da Libertadores, está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e no Brasileirão tem apenas uma derrota em seis partidas. Desde que Abel chegou, em 2020, o Palmeiras tem dominado o futebol sul-americano, com a conquista de duas Libertadores, além de vencer também a Copa do Brasil e o Paulistão.

O que sempre chamou atenção do Palmeiras de Abel Ferreira era a segurança defensiva. O time sofria muito pouco gol, jogando muitas vezes na retranca. Estilo que não agrada muito quem aprecia um futebol bonito, com goleadas, mas é um estilo que da muito resultado.

Nesse ano, porém, o que tem chamado a atenção, é o repertório ofensivo do Palmeiras. O clube paulista aplicou goleadas como o 8 a 1 contra o Petrolero, 4 a 0 contra o Táchira, 3 a 0 contra o Corinthians, além dos 4 a 0 na final do Paulistão, contra o São Paulo. Na fase de grupos da Libertadores, por exemplo, o Palmeiras já marcou 20 gols em 4 jogos. O Palmeiras, sozinho, marcou mais gols que a maioria dos outros grupos se somados os gols das quatro equipes.

E quem tem se beneficiado com essa nova forma de jogar do Palmeiras são os volantes, que vivem uma temporada artilheira. Em menos de um semestre, Danilo e Zé Rafael já marcaram cinco gols cada. Para efeito de comparação, os dois volantes possuem o mesmo número de tentos anotados que Dudu, uma das principais peças do sistema ofensivo do time.

O número de gols é mais expressivo ainda quando se compara com os números dos próprios jogadores em 2021. Ao longo da última temporada, Danilo marcou quatro gols, enquanto Zé Rafael balançou as redes apenas três vezes. Zé Rafael, por exemplo, já tem quase o dobro de gols do ano passado em apenas 5 meses.

Outro detalhe que vale destacar é que os dois jogadores marcaram gols em momentos importantes da temporada. Tanto Danilo quanto Zé Rafael deixaram suas marcas nas finais do Copa Sul-Americana, contra o Athletico-PR , e do Campeonato Paulista, contra o São Paulo.

Zé Rafael também já igualou o número de assistências dadas na última temporada (três). O camisa 8 e Danilo são peças incontestáveis na equipe de Abel Ferreira, tendo características complementares e sendo fundamentais para o funcionamento coletivo da equipe.

O bom momento, inclusive, premiou Danilo, que no último dia 11, foi convocado por Tite para defender a seleção brasileira pela primeira vez, em amistosos preparativos para a Copa do Mundo.

O Palmeiras volta a campo hoje (18), às 19h, contra o Emelec, no Allianz Parque, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. Já classificado, é provável que o Verdão jogue com uma equipe alternativa. Portanto, Zé Rafael e Danilo não têm presença garantida na partida.

Exit mobile version