Home Games ESPECIAL ATARI 50 ANOS: relembre os 5 maiores jogos da empresa

ESPECIAL ATARI 50 ANOS: relembre os 5 maiores jogos da empresa

A empresa de jogos Atari comemora hoje seu 50º aniversário

Por Matheus Raposo em 27/06/2022 14:42 - Atualizado há 2 anos

Atari celebra os 50 anos

Como começou

A Atari Inc original foi fundada em 27 de junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney. A empresa recebeu esse nome por conta de um tabuleiro japonês. Nesse jogo, ‘Atari’ significa que as pedras de um jogador correm o risco de serem tomadas pelo oponente.

Bushnell e Dabney já lançaram um ‘’console’’ já na época, esse sendo chamado Computer Space, o primeiro videogame de arcade comercial, em 1971.

No ano seguinte, a dupla montou a Atari e contratou o engenheiro de “design” Al Alcorn, que projetou então o Pong, o primeiro videogame de sucesso comercial.

Lançamento do lendário Atari 2600

A Atari foi responsável pelo Atari VCS (ou mais reconhecido aqui em solo brasileiro como Atari 2600), o console que muitos dos pais de hoje tiveram, e se divertiram com as centenas de jogos. Muitos desses jogos, marcaram a sua época e a indústria dos jogos. Vamos relembrar alguns deles que estão no ‘’hall’’ de jogos lendários.

Pac-man

Pac-Man veio dos fliperamas, mas já conseguiu ter um enorme público com suas vendas exorbitantes e toda hora esgotava nas lojas, sendo impossível comprar uma cópia na época.

O objetivo do jogo era bem simples: controlar o famoso Pac-Man (ou come-come como era chamado aqui no Brasil) pelo labirinto, enquanto come as frutinhas e foge dos fantasmas.

Sendo um verdadeiro marco para os jogos de aventura e labirinto, com diversos jogos, desenhos e até participações em filmes.

Divulgação / Atari

Space invaders

Um dos xodós dos jogadores brasileiros, o famoso jogo de atirar em ET’s. Considerado também como o jogo chefe da empresa, Space Invaders foi o título mais bem-sucedido da época, e o seu objetivo era dar ao jogador, o controle de uma navezinha e destruir todos os alienígenas.

Conforme o jogador passasse das fases, elas se tornavam cada vez mais difíceis e era necessário muito reflexo para evitar os ataques oponentes.

Divulgação / Atari

Adventure

Considerado o primeiro jogo a conter um easter egg, Adventure era um jogo de aventura e RPG.  Praticamente um quase Zelda.

O objetivo era o seguinte: recuperar um cálice e devolvê-lo a um castelo, derrotando dragões e utilizando itens pelo caminho.

Além disso, tudo, era um jogo com temática bem minimalista, com o personagem sendo um quadradinho andando em um mapa deserto com alguns inimigos na tela.

Divulgação / Atari

ET

Jogo que originou o nome do filme e levou todos a chorarem com as lindas cenas, o jogo que originou o nome do filme e levou todos a chorarem com as lindas cenas.

Et não teve a sua fama por ser um jogo bom, mas sim por ser considerado como um dos piores jogos de todos os tempos. Com vários cartuchos ficando encalhados nos estoques das lojas e resultando em pilhas de jogos sendo enterrados em um deserto nos EUA.

Divulgação / Atari

Frogger

O jogo Frogger conquistou grande público dos jogadores. Isso por conta da sua jogabilidade simples e divertida. Consistindo em levar o sapo ao outro lado da rua.

Mesmo sendo bem simples, as fases eram bem desafiadoras.

Divulgação / Atari

Exit mobile version