Home Games Videogames: Atari completa 50 anos, nesta segunda-feira

Videogames: Atari completa 50 anos, nesta segunda-feira

Fruto de uma das empresas pioneiras de videogames, o console Atari-2600 continua na memória afetiva de muitos “quarentões” e “cinquentões”

Por Marco Maciel em 27/06/2022 15:12 - Atualizado há 2 anos

videogame

Quem tem mais de 40 anos vai celebrar com carinho a data de hoje. Há exatamente meio século, em um dia 27 de junho de 1972, a Atari era fundada por Nolan Bushnell e Ted Dabney nos Estados Unidos.

A empresa recebeu o nome de um movimento no jogo de tabuleiro japonês Go, onde ‘atari’ representa pedras de um jogador que estão em risco de serem tomadas pelo oponente. O arcade Pong foi quem deu o pontapé inicial, no formato de fliperama. A versão doméstica do famoso jogo de tênis de mesa eletrônico viria três anos depois.

Com foco em consoles domésticos, a Atari formou o Atari VCS, que mais tarde seria renomeado como Atari 2600. Este é o videogame que ficou na memória afetiva e até hoje é lembrado com carinho por gerações. Posteriormente, jogos mais modernos seriam lançados. Todos representando o legado do agora, cinquentenário.

A chegada do videogame no Brasil

No Brasil, o Atari chegou em setembro de 1983 e foi lançado pela Polyvox, uma subsidiária da Gradiente. Entretanto, o “inimigo número 1 da família brasileira e o melhor inimigo do homem” (segundo a campanha publicitária) não foi o primeiro videogame do país. Seis anos antes, a Philco Ford foi pioneira com o Telejogo e no ano de lançamento, a Polyvox disputou o mercado com o Phillips Odyssey.

O sucesso do console foi associado a um melhor custo no mercado e a campanha massiva de publicidade no Brasil. Logo, o Atari virou uma febre nacional, diferente do que acontecia nos Estados Unidos. Vale lembrar, que o jogo “ET”, que é considerado por muitos o pior da história, contribuiu para o colapso de vendas na América do Norte, o que gerou o crash da indústria de jogos eletrônicos.

A Activision foi uma grande parceira da Atari. A empresa desenvolveu e distribuiu diversos clássicos que foram lançados para o console, como é o caso de Enduro, River Raid, Pitfall, Pac Man, Keystone Kapers (polícia e ladrão), Seaquest, Frogger, entre outros.

A consolidação no Brasil ocorreu em 1984, quando um jogo de Atari virou abertura de novela produzida pela Globo, no caso “Transas e Caretas”.

A partir da segunda metade da década, a produção foi diminuindo e o console começou a ser superado pelas gerações seguintes, como por exemplo, o Master System da Sega/Tec Toy, que obteve um excelente número de vendas no país. Entretanto, a Polyvox ainda promovia ações de merchandising do Atari no início dos anos 90 e o console pôde ser visto em novelas globais, como “Vale Tudo” e “O Salvador da Pátria”,

Da quase falência aos novos investimentos

O Atari 2600 foi aposentado mundialmente em 1º de janeiro de 1992. Outras tentativas da empresa como Atari 5200, Atari 7800, Atari Lynx e Atari Jaguar não obtiveram o mesmo êxito. A marca Atari foi adquirida inúmeras vezes ao longo dos anos. Vale ressaltar, que a empresa cedia o direito de elementos das divisões de computadores domésticos, consoles e arcades à outras companhias.

A Atari decretou falência em 2013 e atualmente foca no segmento digital. Recentemente, a empresa comprou o site de banco de dados de jogos de videogame MobyGames por US$ 1,5 milhão. Dessa forma, celebra seus 50 anos em busca de uma nova consolidação no mercado.

Clique aqui e leia mais notícias sobre o mundo dos games

Exit mobile version