Austrália vence Peru nos pênaltis e garante vaga para a Copa do Mundo
Peru e Austrália fizeram um jogo pouco movimentado com chances de gol apenas na prorrogação; nos pênaltis, os australianos levaram a melhor
FIFA / Getty Images
| AUSTRÁLIA | 0(5)-(4)0 | PERU |
|---|
Em jogo disputado nesta segunda-feira (13) com mais de 32º no Estádio Al Rayyan, a Austrália superou o Peru nos pênaltis após empate sem gols no tempo regulamentar e conquistou sua vaga para a Copa do Mundo FIFA Catar 2022.
Diferentemente das expectativas iniciais, o jogo ficou devendo muito no primeiro tempo com diversos erros técnicos e nenhuma chance real de gol. Os australianos entregaram a posse de bola para os peruanos que ocuparam muito o campo ofensivo, mas as finalizações foram todas para fora do alvo.
A situação se manteve até a primeira metade da etapa complementar com poucas chances de gol. Gonzáles perdeu enorme chance ao dominar mal no cruzamento de González, facilitando a defesa do goleiro Ryan na chance de maior perigo do Peru.
Mas na reta final tivemos emoção, pois a Austrália buscou acelerar as movimentações ofensivas e levou perigo em alguns momentos. Aos 36′, Mabil surgiu na área aproveitando cruzamento e parou na defesa de Gallese. Três minutos depois, Behich chutou com perigo rente à trave esquerda.
E a chance de maior perigo da Austrália surgiu aos 42′ com Mabil surgindo na linha de fundo pela esquerda cruzando para trás onde Hrustic chutou rasteiro de primeira, mas Gallese fez grande defesa no canto esquerdo e evitou o gol no tempo regulamentar, levando a decisão para a prorrogação.
O primeiro tempo extra também ficou devendo em emoção sem nenhuma chance de gol, mas os 15 minutos finais ficaram marcados por chances de enorme perigo do Peru que ficou muito perto do gol da classificação.
A primeira chegada foi com Edinson Flores ganhando a disputa pela bola e percorrendo o campo até a linha de fundo para cruzar e deixar para Cueva. O meia bateu firme de primeira e a bola saiu por cima do gol em chance de enorme perigo.
Na sequência, Flores recebeu cruzamento no lado esquerdo e testou firme na trave. Os peruanos aproveitando o corte errado da defesa australiana e Lapadula chutou em direção ao gol, mas os zagueiros adversários se recuperaram e salvaram a Austrália, levando a decisão para a cobrança de pênaltis.
Logo na primeira cobrança, Gallese fez a diferença com excelente defesa na cobrança do meia Boyle. O atacante Lapadula aproveitou e abriu vantagem para o Peru já a partir da primeira cobrança. Mooy, Callens e Goodwin marcaram na sequência.
Contudo, o empate da disputa por pênaltis veio na 3ª cobrança depois que Advíncula chutou no canto direito e parou na trave. Na quarta cobrança, Hrustic bateu no canto esquerdo e virou o placar para a Austrália. Tapia não desperdiçou e foi às redes.
Na quinta cobrança, McLaren bateu firme e rasteiro no canto direito e marcou a favor da Austrália. Sob enorme pressão, Flores bateu com pé esquerdo e empatou a disputa por pênaltis. Mabil não desperdiçou na 6ª cobrança e Valrera parou no goleiro Redymen, levando a Austrália para a Copa do Mundo.
Com essa vitória, a Austrália confirmou sua vaga no Grupo D da Copa do Mundo junto com França, Dinamarca e Tunísia. Cabe ressaltar que a seleção classificada nesta terça-feira se reencontrará com franceses e dinamarqueses, repetindo duelos do mundial de 2018.

