Cabem no seu time? Oito técnicos argentinos disponíveis no mercado
Os argentinos tem feito sucesso em times pelo mundo e podem ser boas opções para assumir times no Brasil, veja os nomes
Divulgação/Vélez
Esteban Cambiasso
Cambiasso foi um jogador muito famoso nos anos 2000. Durante muitos anos foi jogador da Inter de Milão. Era um volante, e dos bons. Ele possuía em campo uma visão de jogo incrível e que levou seu time a muitas glórias.
Quando se aposentou, Cambiasso se tornou assistente de José Pékerman, na seleção Colombiana. Ele é descrito como um técnico dedicado, amigável e criativo. Tais qualidades sempre ajudam no futebol, ainda mais no Brasil, onde os elencos geralmente são frágeis e precisam de soluções criativas para funcionar.
Antes da última Copa do Mundo, José Pékerman, técnico da Colômbia comentou sobre o ex-jogador:
“Vejo nele muitas coisas minhas em sua idade. Adoro Esteban, sua força de vontade é contagiante, trabalhar com ele é um troca muito nutritiva para nós”.
Livre no mercado, Cambiasso pode ser uma excelente oportunidade para se descobrir um bom técnico em início de carreira.
Martín Demichelis
Outro ex-jogador, o argentino Demichelis é muito famoso na Europa, principalmente na Alemanha. Ele atuou pelo Bayern de Munique durante oito temporadas, com muito sucesso. Atualmente ele trabalha como técnico do time B do time onde jogou.
Demichelis é conhecido por dar entrevistas riquíssimas e seu nome é um dos mais cotados para assumir o River Plate quando Marcelo Gallardo decidir sair.
Esse jovem técnico está somente com 41 anos de idade. Por estar atuando na Europa, está acompanhando de perto o futebol mais moderno e avançado praticado no mundo. Então, certamente seria uma boa possibilidade para treinar no Brasil.
Mauricio Pellegrino
Pellegrino era técnico do Vélez Sarsfield até pouco tempo. O argentino já rodou o mundo, mesmo com somente 50 anos. Já treinou o Valencia e o Aláves, da Espanha, o Southampton da Inglaterra e muitos times da Argentina.
Costuma montar times equilibrados e que contam com muitos jogadores das categorias de base. Carrega um bom equilíbrio entre tática e controle do vestiário.
Esse jovem, mas já veterano treinador, poderia trazer aos times brasileiros uma visão diferente de futebol, misturando o que ele aprendeu na Europa, com o que executou na Argentina recentemente.
Hector Cúper
Esse sim é um veterano. Hector Cúper, de 66 anos, saiu a pouco do comando do Congo. Ele fez sucesso em quase toda a sua carreira. Ficou conhecido no Brasil por ter entrado em conflito com Ronaldo enquanto estavam na Inter de Milão.
Mas, recentemente Hector esteve envolvido em projetos interessantes, como levar o Egito à Copa do Mundo de 2018.
Calcula-se que ele só viria ao Brasil caso houvesse um grande projeto envolvido. Mas há algo que pode ser um problema. Sua preferência é por treinar medalhões, mesmo lidando bem com jovens. No Brasil, onde a maioria dos jogadores talentosos são jovens em ascensão, isso poderia ser um obstáculo.
Miguel Ángel Russo
Outro veterano com 66 anos. Miguel Ángel Russo foi responsável pela conquista da Libertadores com o Boca Juniors em 2007, vencendo o Grêmio de Mano Menezes na final. Recentemente, ele esteve novamente no time argentino, mas foi trocado por Sebastián Battaglia.
Ele é descrito como maduro e sereno. E seus times são equilibrados e eficientes, principalmente em mata-mata. No entanto, há um imenso problema. Russo não gosta de usar jogares jovens, somente atletas de renome. Então, provavelmente ele não teria muito sucesso no Brasil.
Juan Antonio Pizzi
Pizzi foi responsável por levar o Chile ao título da Copa América Centenário, em 2016. Ele é jovem ainda, 54 anos. Seus times são conhecidos por seres defensivos e sólidos.
Pizzi possui uma boa carreira, com trabalhos no São Lorenzo, Rosario Central, León (México) e o Valencia, da Espanha. Na última Copa do Mundo, comandou a Arábia Saudita. Pode ser uma boa opção para trabalhar no Brasil, principalmente para times que tem ambição de serem competitivos e vitoriosos sem serem ofensivos.
Gabriel Heinze
Heinze é muito conhecido. Fez sucesso durante muitos anos como jogador do Manchester United, da Inglaterra. Hoje, com 44 anos, trabalha como técnico na Argentina. Inclusive, ele já é pedido de muitos torcedores de vários times do Brasil.
Entre 2018 e 2020, teve o seu auge na carreira com um excelente trabalho no Vélez Sarsfield, da Argentina. Ele é considerado muitas vezes obsessivo e excêntrico. Inclusive, seu rigor excessivo levou a vários conflitos em sua carreira de treinador.
No entanto, é muito qualificado e considerado um técnico de “futebol moderno”. Pode em breve aparecer treinando no Brasil.
Loco Bielsa
Bielsa é um dos técnicos mais conhecidos hoje em dia. Atualmente com 66 anos, o argentino saiu há pouco do Leeds United, da Inglaterra. Sua contratação é considerada muito difícil, pois ele é um técnico de renome mundial e que há pouco vez sucesso com um time menor no campeonato inglês.
Ele já passou por Argentina, México, Chile, Espanha, França e Inglaterra. Deixando marcas por onde passou. Seu salário deve ser altíssimo e isso provavelmente impossibilitaria sua chegada ao Brasil nesse momento. Mas se viesse, certamente se destacaria muito por aqui.

