Home Outros Esportes Confira como funciona o Draft da NBA

Confira como funciona o Draft da NBA

O Draft é um dos eventos mais aguardados e determinantes para o futuro das franquias no calendário da NBA. Confira como funciona o Draft da NBA

Por Luís Martinelli em 22/06/2022 18:02 - Atualizado há 2 anos

Confira como funciona o Draft da NBA
Confira como funciona o Draft da NBA

Todo ano, após a realização das finais, as atenções do mundo da NBA voltam para o Draft, quando são selecionados os novos talentos para as franquias da liga.

Em 2022, o NBA Draft será realizado nesta quinta-feira (23), às 21h (horário de Brasília), com transmissão da ESPN 2, Star+ e NBA League Pass.

Então, aproveitando a expectativa para um dos maiores eventos da liga, o Torcedores.com vai mostrar agora como funciona o Draft da NBA.

O que é o NBA Draft?

O Draft da NBA é um evento anual no qual os jogadores novatos são recrutados pelas franquias da liga. Anualmente, são feitas 60 escolhas (com a exceção de 2022, pois Miami Heat e Milwaukee Bucks não vão terão seleções por causa de uma punição por tampering, portanto serão 58 escolhas neste ano), divididas em duas rodadas. De forma geral, as equipes possuem duas escolhas: uma na primeira e uma na segunda rodada. Entretanto, essas picks podem ser trocadas ao longo dos anos. Sendo assim, é corriqueiro ver times com mais ou menos escolhas do que o habitual – ou até não tenham nenhuma seleção em algum ano.

Quais jogadores podem ser selecionados?

Os jogadores que tenham menos de 22 anos e não completaram os quatro anos de elegibilidade na universidade precisam se declarar para o Draft. Se acaso o jogador for mais novo, ele pode ser elegível para ser draftado depois de um ano após se formar no ensino médio. Então, enquanto esperam atingir essa elegibilidade, os prospectos podem jogar no basquete universitário, em algum clube no exterior, na G-League (a principal liga de desenvolvimento).

Jogadores estrangeiros também estão aptos a serem escolhidos no recrutamento. Por sua vez, se tiverem 22 anos de idade ou mais e ainda não se declararam, eles já são considerados entre os prospectos disponíveis para a seleção. Caso ainda não tenham completado 22 anos, precisam se declarar para o Draft.

Jogadores vindos do ensino médio não podem ser mais recrutados?

Não mais. Desde o Draft de 2006, a NBA não permite mais que jogadores recém-saídos do high school sejam draftados. No entanto, antes dessa regra, diversos astros foram recrutados logo após concluírem o ensino médio, como Kevin Garnett, Kobe Bryant, Tracy McGrady, LeBron James e Dwight Howard. 

Os contratos dos jogadores escolhidos no Draft são garantidos?

Se acaso o prospecto for selecionado na primeira rodada do Draft da NBA e assinou o contrato de novato, sim. Ele terá os dois primeiros anos garantidos, mesmo que não entre em quadra ou se lesione. Os próximos dois anos são opções do time, no qual ele optar por oferecer o contrato baseado na escala determinada na posição em que o jogador foi escolhido. Quanto mais alta a pick em que o calouro foi selecionado, maior é o seu contrato. Por outro lado, os vínculos dos jogadores draftados na segunda rodada costumam ser mais complicados e nem sempre são garantidos.

Exit mobile version