Home Outros Esportes Complexo de futebol americano de São Paulo é aprovado pelo Governo e já tem local definido, em Guarulhos, para construção

Complexo de futebol americano de São Paulo é aprovado pelo Governo e já tem local definido, em Guarulhos, para construção

Futebol americano terá casa nova com primeiro complexo da modalidade no Brasil, que foi aprovado por Governo de São Paulo e Prefeitura de Guarulhos

Por Danilo Lacalle em 24/06/2022 15:43 - Atualizado há 2 anos

complexo de Futebol americano é aprovado por rodrigo garcia governador de sao paulo e guti, prefeito de garulhos
complexo-futebol-americano-governo-sao-paulo-rodrigo-garcia-prefeito-guti-guarulhos-ricardo-trigo-alexandre-frota

Nesta sexta-feira (24) foi dado mais um pontapé para a construção do 1º Complexo projetado exclusivamente para a prática do futebol americano do Brasil. Em cerimônia de entrega de 67 veículos e maquinários do Programa “Nova Frota – SP não Para” realizada em Guarulhos, o governador de São Paulo Rodrigo Garcia e o prefeito da cidade Guti aprovaram o local de construção.

O governador destacou a importância de um centro esportivo dedicado ao futebol americano, modalidade que ganhou bastante popularidade no Brasil. Uma arena construída em Guarulhos contribui para o crescimento esportivo da cidade. Vale lembrar, que a proposta inicial era um complexo na capital, próximo ao CT Joaquim Grava do Corinthians.

Foi necessário a aprovação de uma emenda parlamentar para o início das obras. Ao todo serão disponibilizados R$ 7 milhões e o projeto conta com o amparo do deputado federal e atleta de futebol americano, Alexandre Frota.

“A parceria é boa para o esporte, boa para quem pratica. É um espaço para o futebol americano. O que é tão difícil, aqui, no Brasil. E devemos isso aos atletas e amantes do esporte. O Governador Rodrigo Garcia, assim como o Dória, são entusiastas do esporte. E é a realização de um sonho. Estamos há um ano e meio realizando este trabalho”, afirmou o deputado federal Alexandre Frota.

O complexo foi idealizado pela Federação Paulista por meio do presidente Ricardo Trigo e com o apoio da Confederação Brasileira da modalidade (CBFA) e do Secretario de Esportes do Estado, Thiago Milhim.

“Foi uma parceria que fizemos com o Governo do Estado, por intermédio do deputado federal Alexandre Frota. O Governo vai mandar 7 milhões de reais para que o complexo seja construído. E Guarulhos vai ceder a área. Agora, com tudo organizado, devemos realizar a licitação e a construção”, revelou Guti, prefeito de Garulhos. Isso impacta muito, porque será o primeiro estádio de futebol americano do país. Será na Estrada Guarulhos-Nazaré, nas imediações. E temos ali uma grande região periférica, onde teremos, sem dúvidas, muitos potenciais craques, que nunca tiveram contato com a modalidade, mas que com a iniciação da Federação Paulista, por meio do presidente Ricardo Trigo, teremos a garantia que um grande trabalho de iniciação esportiva será realizado, para tirar a molecada das ruas“, concluiu.

Para o deputado federal Alexandre Frota, a intenção é propagar o esporte. O complexo poderá receber etapas de campeonatos, competições inteiras e jogos importantes, o que engloba a seleção brasileira. Um espaço dedicado ao futebol americano também causaria impacto positivo nas comunidades e seria um estímulo para novos atletas.

“E eu devo isso porque este esporte me revigorou na vida durante 5 anos. Foi um momento importante, para mim. Fui muito feliz nessa passagem pelo esporte”, revelou Frota. “Eu sempre gostei de futebol americano. Nunca imaginei que eu fosse jogar. Ainda mais, joguei no Corinthians. E fiz parte de um time muito vencedor, com muitos campeonatos ganhos, como Paulista e Brasileiro. Foi um momento muito importante para mim”, concluiu o deputado.

A emenda de R$ 7 milhões disponibilizada pelo deputado Alexandre Frota e confirmada por Rodrigo Garcia, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (24), já está na Casa Civil e tudo indica que as últimas documentações serão assinadas até o fim da próxima semana.

Estrutura do Complexo de futebol americano

Atualmente, os times brasileiros utilizam campos próprios nas respectivas cidades e estádios cedidos pela Prefeitura local ou pelo Governo. A Arena-Complexo de São Paulo está sendo construída exclusivamente para a prática do Futebol Americano e a estrutura deverá contar com um estádio para receber partidas, um campo para Flag Football e um Centro de Treinamento.

O terreno concedido para uso pela Federação Paulista de Futebol Americano  (FEPAFA) contará com:

– Campo 1: Medidas oficiais de 100 jardas para o futebol americano
– Campo 2: Medidas oficiais de 60 jardas para o flag football (esporte que pode entrar nos Jogos Olímpicos em breve)
– Arquibancada para 3 mil pessoas
– Vestiários e Banheiros para os atletas e público
– Centro de Treinamento completo: Academia, área de Fisioterapia, cabines de Imprensa, sala multimídia para aulas teóricas e escritórios.

“O terreno pra a construção do complexo é de 30 mil metros quadrados e será 100% voltado para o futebol americano. Usaremos 50% disso, no primeiro momento. Então, por que não proporcionar experiências completas aos visitantes do espaço?”- Afirma Ricardo Trigo, Presidente da Federação Paulista, órgão que está à frente do projeto. “Ao mesmo tempo, queremos homenagear os grandes jogadores, técnicos e todos aqueles que prestaram serviços relevantes para a modalidade. Serão desde os pintores de campo, fotógrafos, narradores e dirigentes, aos campeões.”

Projeto social para a modalidade em São Paulo

A arena esportiva também irá abrigar o Projeto Social Touchdown do Futuro, que já conta com aprovação da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, estando apto para captação de recursos.

A iniciativa visa reunir crianças e jovens das comunidades paulistas e neste contexto, ensinar o esporte e manter os futuros atletas distantes de riscos sociais, como violência, drogas e criminalidade.

Exit mobile version