Copa do Mundo: Fifa fecha número de 26 convocados por seleção e 15 no banco, diz colunista
Medida foi discutida em congresso técnico na época do sorteio e autorizada pela International Boardpara uso na Copa do Mundo do Catar
Buda Mendes/Getty Images
A Fifa vai aceitar a convocação de 26 jogadores pelas seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2022, no Catar, em novembro. A informação foi dada pelo jornalista Martin Fernandez, colunista do GE.Globo, que disse ainda não haver previsão para que o número seja anunciado pela entidade.
Desde 2002, cada seleção podia convocar até 23 jogadores, e os 12 não escalados como titulares poderiam ir para o banco de reservas, a não ser os que estivessem cumprindo suspensão. Desde 1998, cada técnico pode fazer três substituições durante o jogo.
Mas, depois da pandemia de covid-19, a Fifa aumentou para cinco a possibilidade de substituições, e torneios realizados no ano passado tiveram maior possibilidade de convocados: a Copa América, no Brasil, aceitou até 26 jogadores, enquanto a Eurocopa teve até 28 convocados por seleção.
Mas, nas duas competições, apenas 12 jogadores foram autorizados para ficar no banco. A ideia de permitir que todos os não escalados pudessem ficar no banco de reservas começou a circular no início deste ano entre dirigentes e técnicos e foi alvo de discussões no congresso técnico da Fifa, realizado em abril, durante o sorteio dos grupos da Copa.
Aprovada pela maioria dos treinadores, a ideia dos 26 convocados e dos 15 jogadores no banco foi levada a discussão pela International Board, órgão da Fifa responsável pelas regras do futebol, e aceita por seus integrantes. Agora, falta só a entidade anunciar oficialmente o número.
A Copa do Mundo começa no dia 21 de novembro, com o jogo entre Senegal e Holanda, às 7h (de Brasília). O Brasil está no Grupo G e estreia no dia 24, contra a Sérvia, às 16h (de Brasília). Depois, joga contra a Suíça, no dia 28, às 13h, e encerra a participação na primeira fase no dia 2 de dezembro, contra Camarões, às 16h.

