De volta à Copa, País de Gales levou o primeiro gol de Pelé em 1958
Vitória contra a Ucrânia garante retorno dos galeses ao Mundial depois de 64 anos; em sua última partida, time foi eliminado pelo Brasil
Reprodução
A seleção de País de Gales está de volta à Copa do Mundo depois de mais de 60 anos. A equipe liderada pelo astro Gareth Bale se classificou ao vencer a Ucrânia por 1 a 0, neste domingo, em Cardiff, e vai disputar um Mundial pela segunda vez.
A participação anterior da seleção galesa foi em 1958, e ela ficou marcada por um momento especial também na história do futebol brasileiro e, claro, mundial: foi justamente contra o País de Gales que o Rei Pelé marcou seu primeiro gol em Copas.
O jogo foi pelas quartas de final e talvez tenha sido um dos mais difíceis do Brasil em seu primeiro título mundial: a seleção de Gales armou uma retranca daquelas e segurou os brasileiros durante a maior parte do jogo.
Foi apenas aos 28 minutos do segundo tempo: depois de passe de Mazzola, Didi escorou, Pelé dominou e, de costas para o gol, tocou com o pé direito para tirar o zagueiro Charles, batendo depois de a bola quicar, sem nenhuma chance para o goleiro.
Bom desempenho de estreia
O País de Gales contou com a sorte para ir a sua primeira Copa. Ficou em segundo lugar no Grupo 4, atrás da Tchecoslováquia e à frente da Alemanha Oriental. E aí, acabou escolhido por sorteio, entre os outros oito vice-campeões, para disputar um playoff contra Israel, que havia vindo da Ásia sem jogar – os países árabes e muçulmanos se recusaram a enfrentar a equipe.
Gales venceu Israel duas vezes por 2 a 0, uma vez em Ramat e a outra em Cardiff. E, assim, acabou classificada. No sorteio, caiu no Grupo 3, o mesmo da anfitriã Suécia e que tinha também Hungria e México.
Os húngaros tinham uma seleção bem desfalcada em relação ao time vice-campeão do mundo quatro anos antes, já que muitos dos craques do time de 1954 haviam abandonado o país em 1956, após a invasão da União Soviética e o endurecimento do regime comunista local.
Na estreia das duas seleções, o jogo ficou 1 a 1. Depois, novo empate por 1 a 1 contra o México e, por fim, 0 a 0 contra a Suécia. A equipe acabou empatada com a Hungria, com 3 pontos – os húngaros haviam perdido para os suecos, 2 a 1, e goleado os mexicanos, 4 a 0. Na época, a vitória valia só dois pontos, e em caso de empate, em vez do saldo, havia um jogo extra.
Assim, Hungria e País de Gales voltaram a se enfrentar. E, desta vez, Gales enfim conseguiu sua primeira vitória, 2 a 1, de virada, e selou a classificação para os mata-matas. Onde, a muito custo, acabou superado pelo Brasil.
Outros duelos com o Brasil
Depois desse confronto, Brasil e País de Gales se enfrentaram mais nove vezes sempre em amistosos, com outras sete vitórias brasileiras, um empate e uma derrota.
Brasil 3 x 1 País de Gales – 12/05/1962 – Maracanã (Rio de Janeiro)
Gols: Garrincha, Coutinho e Pelé; Allchurch
Brasil 3 x 1 País de Gales – 16/05/1962 – Pacaembu (São Paulo)
Gols: Vavá e Pelé (2); Leek
Brasil 3 x 1 País de Gales – 14/05/1966 – Maracanã (Rio de Janeiro)
Gols: Silva, Servílio e Garrincha; Davies
Brasil 1 x 0 País de Gales – 18/05/1966 – Mineirão (Belo Horizonte)
Gol: Lima
Brasil 1 x 1 País de Gales – 12/06/1983 – Ninian Park (Cardiff)
Gols: Paulo Isidoro; Flynn
Brasil 0 x 1 País de Gales – 11/09/1991 – Cardiff Arms Park (Cardiff)
Gol: Saunders
Brasil 3 x 0 País de Gales – 11/11/1997 – Mané Garrincha (Brasília)
Gols: Zinho, Rivaldo e Rodrigo Fabri
Brasil 3 x 0 País de Gales – 23/05/2000 – Millenium Stadium (Cardiff)
Gols: Élber, Cafu e Rivaldo
Brasil 2 x 0 País de Gales – 05/09/2006 – White Hart Lane (Londres)
Gols: Marcelo e Vagner Love


