Home Novidades Ex-diretor do Santos abre o jogo e conta como foi a ida de Neymar ao Barcelona

Ex-diretor do Santos abre o jogo e conta como foi a ida de Neymar ao Barcelona

Um dos maiores jogadores da história do Santos, Neymar teve uma saída um pouco conturbada do Peixe

Por André Salem em 07/06/2022 14:28 - Atualizado há 4 anos

Getty Images

O atacante Neymar foi mais uma prova de que um raio pode cair duas, três ou quantas vezes for possível no mesmo lugar. Mais um menino da vila que se destacou e acabou se tornando um dos principais jogadores do mundo.

Em quatro anos que passou no Peixe, o menino Ney venceu a Libertadores, Copa do Brasil, Recopa e três vezes o Campeonato Paulista. Foi vendido em 2013 para o Barcelona em uma transferência polêmica, em relação aos valores da negociação.

Desde novembro de 2011, ele já tinha recebido dinheiro do Barcelona para não fechar com nenhum outro clube, como o Real Madrid, por exemplo, que estava interessado no jogador. Curiosamente, Santos e Barcelona se enfrentaram em dezembro de 2011, pelo Mundial de Clubes. Dizem que Neymar já estava vendido naquela partida.

Dirigente abre o jogo sobre venda de Neymar

O ex-diretor do Santos, André Zanotta, que atualmente está no FC Dallas (EUA), participou do podcast “A Rodada”, do LANCE! e comentou detalhes sobre essa transferência do Neymar ao Barcelona e sobre esse acordo firmado em 2011.

“O santos ganhava mais patrocínio com o Neymar, ganhava mais dinheiro de televisão com Neymar, o número de torcedores e de crianças que queriam ter a camisa do Santos era enorme, até torcedores de outros clubes”, relembra o dirigente, que completa:

“Em 2012, o Luis Álvaro (presidente do Santos), sentou com o pai dele. O Neymar tinha contrato até 2015. O presidente falou: ‘vamos fazer um novo contrato, a gente acaba com as especulações, ele fica até a copa de 2014 e depois ele vai pra onde quiser. Mas pro Santos, hoje, é importante ter todo esse benefício que o Neymar traz, toda essa mídia que o Santos tava tendo mundialmente'”.

“Mas o pai do Neymar respondeu: ‘olha, eu acho importante, antes do meu filho disputar a Copa do Mundo, que ele tenha um ano jogando na Europa, jogando no mais alto nível, os principais jogadores da Copa estão jogando na Europa'”, revela André Zanotta.

Depois, o dirigente conta o motivo que fez o Santos aceitar o acordo de vender ele em 2013.

“Em 2012, a gente fez um levantamento que mostrou que o Neymar ficou fora do Santos por causa da seleção por 92 dias. Então, eram 3 meses que ele ficava na seleção, mais um mês de férias e o Santos pagando salário. O Santos tava começando a ter problemas financeiros, então, vamos vender o Neymar para fazer dinheiro, apesar da dor que é perder um ídolo”.

Acordo com o Barcelona em 2011 e o Mundial de Clubes

Depois, André Zanotta comentou sobre o acordo que ele já teria com o Barcelona há anos.

“Naquela época, eu posso falar por estar lá, ninguém do Santos sabia que tinha um acordo com o Barcelona, isso foi descoberto depois da venda, que ele já tinha um acordo desde 2011. Ele assinou em outubro ou novembro e o mundial foi em dezembro”.

“Alguns meses depois da venda, o Barcelona divulgou os valores da transferência e foi quase o dobro do que tinha sido pago para o Santos. Ai que começou a especulação pra onde teria ido essa outra parte, porque pro clube não foi. E ai que descobriu-se esse acordo que já existia lá atrás em que o Barcelona pagou um valor para o Neymar, pra garantir que em 2014 ele assinaria com o clube”.

Por fim, o dirigente falou sobre Neymar ter jogador contra o Barcelona já vendido ao clube espanhol.

“Eu não acredito que o Neymar jogou o Mundial com a cabeça no Barcelona porque era um acordo que ele firmou em 2011 sabendo que só seria transferido em 2014. Além do profissionalismo e da vontade de querer ganhar o mundial. Só que a diferença de time era muito grande. Mas, deu margem para a torcida ficar especulando”, finaliza.

Sair da versão mobile