Home Futebol Flamengo vence Tolima na Libertadores com golaço de Andreas Pereira

Flamengo vence Tolima na Libertadores com golaço de Andreas Pereira

Flamengo conseguiu uma importante vitória fora de casa contra o Tolima; Andreas Pereira se despediu do rubro-negro com um gol espetacular

Por Fabrício Carvalho em 29/06/2022 23:21 - Atualizado há 2 meses

Flamengo Tolima Andreas Pereira
Conmebol Staff Images
CONMEBOL LIBERTADORES 2022 – OITAVAS DE FINAL (IDA)
TOLIMA 0-1 FLAMENGO

Nesta quarta-feira (29), o desfalcado Flamengo superou o Tolima por 1 a 0 no Manuel Murillo Toro com golaço de Andreas Pereira no último dia de contrato do jogador com o rubro-negro. O jogo de volta do confronto válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores será realizado no dia 6 de julho, a partir das 21h30 pelo horário de Brasília, no Maracanã.

Nos primeiros movimentos da partida, a equipe rubro-negra teve maior controle da posse e trocava passes em busca de espaços no terço final do campo ofensivo. Nos primeiros dez minutos, a equipe colombiana conseguiu se segurar e não sofreu com finalizações.

Além disso, o Tolima assustou de vez aos 6′ quando Caicedo recebeu na área após bate-rebate e a bola morreu no canto direito do goleiro Santos. Porém, o VAR analisou o lance e marcou impedimento no lance.

A partir dos dez minutos, o comportamento do Tolima claramente foi modificado e os colombianos passaram a adiantar as linhas, pressionando a saída rubro-negra. No entanto, quando a equipe de Dorival Júnior começava a demonstrar dificuldade, Andreas Pereira descolou um verdadeiro golaço.

Gabigol tentou o domínio na área e a bola foi afastada, mas o volante conseguiu roubar e ajeitou para bater com mais de 20 metros de distância para acertar o ângulo esquerdo do goleiro Dominguez, deixando sua marca na despedida com a camisa rubro-negra. Na comemoração, tirou a camisa e desabafou com vários xingamentos.

Contudo, o gol sofrido acabou despertando o ímpeto ofensivo do Tolima que ameaçou em diversas oportunidades e assumiu o protagonismo do primeiro tempo. Aos 20′, Luis Miranda invadiu a área e chutou firme. Santos espalmou e Rodinei chegou antes de Lucumí para salvar o Flamengo.

Na sequência, Santos acabou se complicando na pressão da saída de bola e passou errado dentro da área para Rovira que chutou e acabou vendo Léo Pereira salvar em cima da linha. Caicedo tentou concluir e calcanhar e chutou para fora. Antes do intervalo, Lucumí recebeu dentro da área com espaço e chutou na rede pelo lado de fora.

O Flamengo chegou a acumular quase 70% de posse nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo, mas o Tolima conseguiu igualar o jogo neste fundamento e finalizou 10 vezes, explorando as atuações ruins de Diego e Thiago Maia.

Na etapa complementar, o primeiro momento de destaque foi o cartão amarelo tomado por Gabigol após entrevero com Riascos. Porém, mesmo com o controle da posse de bola em boa parte do segundo tempo, o Flamengo não conseguiu incomodar o Tolima.

A equipe de Dorival Júnior demonstrou muita lentidão nas construções ofensivas e não conseguiu finalizar no alvo. O técnico fez alterações e promoveu as entradas de Ayrton Lucas, Marinho e Lázaro para tentar segurar o resultado e apostar nos contra-ataques

O Tolima naturalmente passou a controlar mais a posse de bola, mas a equipe colombiana também encontrou problemas e teve apenas uma finalização de perigo: aos 38′, quando Meléndez cruzou para Lucumí chutar de primeira e parar na defesa de Santos.

Nos acréscimos, as duas equipes tiveram chances reais de perigo. Aos 46′, Meléndez cruzou pela direita e David Luiz cortou para escanteio. Na sequência. Riascos fez novo cruzamento e Santos espalmou. Antes do apito final, Arrascaeta serviu Pedro na medida e o atacante não aproveitou, chutando para fora.

FICHA TÉCNICA
TOLIMA 0-1 FLAMENGO

Data: 29/06/2022, 21:30
Estádio: Manuel Murillo Toro
Árbitro: Jesus Valenzuela (Venezuela)
Auxiliares: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Andres Cunha (URU)

Gols: 1T 17′ A.Pereira (FLA)

Substituições – Tolima: D.Cataño (R.Garcia); M.Rangel (J.Caicedo); A.Meléndez (L.Miranda); G.Ramirez (R.Ureña)

Substituições – Flamengo: Ayrton Lucas (Diego); Marinho (E.Ribeiro); Lázaro (F.Luis); Matheuzinho (Rodinei); Pedro (Gabigol)

Tolima (4-3-3): Dominguez; Riascos, Quiñonez, Moya, Angulo; Rovira, Ureña, Garcia; Miranda, Mina, Caicedo  (Técnico: Hernán Torres)

Flamengo (4-5-1): Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luís; Thiago Maia, Diego Ribas, Andreas Pereira, Everton Ribeiro, Arrascaeta; Gabigol.  (Técnico: Lucas Silvestre)

Exit mobile version