Home Basquete NBA Finals: liga vê Ime Udoka como ‘rosto’ da nova geração de treinadores

NBA Finals: liga vê Ime Udoka como ‘rosto’ da nova geração de treinadores

Nigeriano chega à decisão da NBA à frente do Boston Celtics em sua primeira temporada como técnico e desafia dinastia de Steve Kerr e dos Warriors

Por Fernando Cesarotti em 08/06/2022 11:46 - Atualizado há 4 anos

@celtics/Twitter

As NBA Finals de 2022 opõem técnicos em momentos distintos de suas carreiras. Aos 56 anos, Steve Kerr já é um treinador consagrado, dono de três títulos em cinco finais à frente do Golden State Warriors, que se juntaram aos cinco anéis conquistados como jogador, por Chicago Bulls e San Antonio Spurs.

Do outro lado, Ime Udoka, 43 anos, tem a chance de ganhar a liga norte-americana pela primeira vez, justamente em seu primeiro trabalho como técnico, depois de quase uma década trabalhando como assistente. A própria NBA já o chama, em seu site, de “a cara da nova geração de técnicos”.

Udoka, filho de nigerianos, nasceu nos Estados Unidos, mas teve uma carreira discreta como jogador, revezando-se na posição de figurante NBA com passagens pelo basquete europeu e até pela D-League, a liga de desenvolvimento da NBA. Depois de se aposentar jogando pelo Murcia, da Espanha, cruzou de volta o Atlântico para iniciar a carreira fora das quadras.

Em 2012, bateu no San Antonio Spurs, que tinha sido seu último time como jogador nos EUA. Aceito como parte da equipe do lendário Gregg Popovich, passou sete temporadas por lá, com direito a auxiliar o técnico também na seleção norte-americana, campeã mundial em 2019. Foi lá que teve a chance de trabalhar pela primeira vez com astros de sua atual equipe, como Jayson Tatum, Jaylen Brown e Marcus Smart.

Após a saída do Texas, Udoka fez mais duas temporadas como auxiliar, uma no Philadelphia 76ers e outra no Brooklyn Nets. No ano passado, Brad Stevens, técnico do Celtics nas últimas temporadas, foi deslocado para a função de chefe de operações, e fez a Udoka o convite para que ele enfim trabalhasse como head coach, ou seja, o técnico principal da equipe.

Curiosamente, Udoka foi buscar como assistentes Will Hardy e Ben Sullivan, ambos também com passagem pelo Spurs. E, de toda parte, coleciona elogios. “Ele é um cara que trabalha duro, o rosto dessa nova geração. Preparou-se para isso e vai ter a carreira tão longa quanto quiser”, afirmou Cameron Hodges, técnico de desenvolvimento de jogadores do Los Angeles Clippers e também seu ex-colega nos Spurs.

Exit mobile version