Home Automobilismo Após comentário racista, piloto da Fórmula 1 é demitido

Após comentário racista, piloto da Fórmula 1 é demitido

O piloto foi flagrado enquanto jogava online proferindo termos de conotação racista

Por Rubens Melo em 30/06/2022 09:43 - Atualizado há 2 meses

piloto-formula-juri-vips
piloto-formula-juri-vips

Um piloto da Fórmula 1 acabou sendo demitido da sua equipe, a RBR, acusado de proferir comentários racistas e homofóbicos enquanto estava em uma live jogando online. O estoniano Juri Vips, titular da Hitech na Fórmula 2 e reserva da RBR na Fórmula 1 foi desligado da academia de jovens pilotos da equipe austríaca. O fato ocorreu na live do também piloto formado na RBR, o neozelandês Liam Lawson.

Juri Vips utilizou um termo considerado racistas que era cunhado durante o período da escravidão nos Estados Unidos. Além disso, referiu-se a cor rosa como “gay” pelo fato de Liam Lawson estar usando um boné dessa cor durante a transmissão.

A RBR comunicou o desligamento do jovem piloto através de suas redes sociais, onde afirmou que não apoia nenhum tipo de racismo e que está aberta para contribuir com investigações sobre o caso:

“Após investigação sobre um incidente online envolvendo Juri Vips, a RBR encerrou o contrato de Juri como piloto de testes e reserva. A equipe não apoia nenhuma forma de racismo” – comunicou a equipe.

Piloto pede desculpas pelo ocorrido

Após o ocorrido, o piloto Juri Vips emitiu publicamente um pedido de desculpas diante do ocorrido através de suas redes sociais. Atualmente, o estoniano é o sétimo colocado na atual temporada da F2:

“Eu desejo, sem restrições, pedir desculpa pela linguagem ofensiva utilizada durante uma transmissão hoje. Esta linguagem é inaceitável não traduz os valores e princípios que eu carrego. Arrependo-me profundamente das minhas ações e não é o exemplo que quero deixar. Vou cooperar com a investigação” – declarou o piloto.

Apesar de estar correndo pela Fórmula 2, Vips já tem experiência na Fórmula 1. Como piloto reserva, o estoniano substituiu o mexicano Sérgio Perez durante os treinos livres no GP da Espanha. O jovem piloto é uma das grandes promessas da modalidade após se destacar no Kart ao vencer a Fórmula 4 alemã.

Rubens Barrichello voltando para a Fórmula 1?!

O piloto brasileiro Rubens Barrichello ficou popular durante sua estadia na Ferrari pela Fórmula 1, onde era companheiro de equipe do lendário alemão Michael Schumacher. Há alguns anos competindo na Stock Car, o piloto revelou que chegou a receber propostas para retornar a modalidade como diretor técnico:

“Eu gosto do lado técnico, quando eu vim para correr pela equipe italiana, por exemplo, eu passava muito tempo sozinho e todos os pilotos passam muito tempo sozinhos sem muita coisa pra fazer e eu devorava revistas italianas de suspensão, de amortecedor e aí eu comecei cada hora mais a entender no meio da curva, quando você sente o movimento, entender cada vez mais o que era uma coisa e o que era outra. Eu gostava e gosto muito disso.

Agora, você me pergunta se já me ofereceram? Já. Só que eu sempre falo, você imagina estar eu lá com o Ricciardo e o Norris andando lá e tal e o cara fala: ‘eu não consigo fazer isso aí que você faz’. Então, amigo sai do carro que eu vou entrar. O meu prazer é guiar o carro, por enquanto eu não tenho essa aptidão de sair só tentando acertar.” – Disse Rubens Barrichello.

Exit mobile version