Home Futebol Reviravolta! Decisão pode cancelar contrato de Mbappé com PSG

Reviravolta! Decisão pode cancelar contrato de Mbappé com PSG

Entidade espanhol deve pedir o cancelamento da renovação do jogador após possíveis irregularidades

Por Rogério Araujo em 17/06/2022 15:04 - Atualizado há 4 anos

Matthias Hangst/Getty Images

Nesta sexta-feira (17), o advogado da LaLiga, Juan Blanco, afirmou que a instituição vai pedir o cancelamento do contrato de Kylian Mbappé com o PSG. As declarações ocorreram durante entrevista coletiva.

O jurista afirma que existem dúvidas sobre a legitimidade dos gastos feitos pela equipe francesa. A LaLiga quer que os valores do contrato do atacante com o clube sejam examinados detalhadamente pela Ligue de Football Professionnel (LFP) e a DNCG, o órgão que supervisiona as finanças dos clubes de futebol franceses.

“Vamos solicitar ao ministro do Esporte a revogação da aprovação do contrato de Mbappé, porque essa é a autoridade fiscalizadora da administração esportiva. À DNCG para operacionalizar um relatório de acompanhamento das contas do PSG. Este é um passo legal que nos permitirá estabelecer se o contrato de Mbappé está dentro dos parâmetros econômicos impostos pelos regulamentos da DNCG e do fair play financeiro da UEFA”, afirmou o advogado da LaLiga.

Blacno ainda disse que a liga espanhola está disposta a entrar com uma ação no tribunal administrativo de Paris pedindo a rescisão do contrato.

Após semanas de negociação com o Real Madrid, o atacante decidiu renovar com o PSG por mais três anos. Apesar dos termos do acordo não terem sido divulgados, a imprensa da Europa especula que os valores são impressionantes.

Na semana passada, a LaLiga entrou com uma denúncia contra o Manchester City e próprio PSG à UEFA por infringirem o fair play financeiro. Confira a nota abaixo:

“A LaLiga apresentou esta semana uma queixa à Uefa contra o PSG, que se juntará a outra contra o Manchester City em abril, por entender que esses clubes estão violando continuamente os atuais regulamentos de fair play financeiro. A LaLiga considera que essas práticas alteram o ecossistema e a sustentabilidade do futebol, prejudicam todos os clubes e ligas europeias e servem apenas para inflar artificialmente o mercado, com dinheiro não gerado no próprio futebol. A LaLiga entende que o financiamento irregular desses clubes é realizado, seja por meio de injeções diretas de dinheiro ou por meio de patrocínios e outros contratos que não correspondem às condições de mercado ou fazem sentido econômico”.

“As reclamações contra o Manchester City perante a Uefa foram feitas em abril e nesta última semana foi apresentada a correspondente ao PSG, embora não seja descartado que nos próximos dias sejam feitas prorrogações de algumas dessas reclamações com as contribuições de novos dados. Adicionalmente, a LaLiga contratou escritórios de advocacia na França e na Suíça, incluindo o escritório francês do advogado Juan Branco, com o objetivo de empreender ações administrativas e judiciais perante os órgãos competentes franceses e perante a União Europeia o mais rápido possível. Na Suíça, a LaLiga está estudando diferentes opções de representação devido a possíveis conflitos de interesse de Nasser Al-Khelaïfi decorrentes de suas diferentes funções no PSG, Uefa, ECA e BeIN Sports”.

Exit mobile version