Home Futebol Róger Guedes merece titularidade? Confira números de gols e mapa de calor do jogador

Róger Guedes merece titularidade? Confira números de gols e mapa de calor do jogador

Artilheiro do Corinthians do ano, Róger vive momento conturbado no clube

Por Flavio Souza em 02/06/2022 16:38 - Atualizado há 4 anos

Twitter / Corinthians

Com sete gols marcados em 2022, Róger lidera a artilharia do Corinthians no ano. Após 25 jogos disputados, ele tem uma média de 0.28 gol / jogo. Mas o jogador vive aquele que pode ser considerado seu pior momento no clube. Isso porque ele perdeu a titularidade do Timão, deixando de ser até a primeira opção no banco de reservas em alguns jogos, como aconteceu contra o São Paulo, onde nem entrou em campo.

Esse fato divide a torcida. Alguns acreditam que ele é a melhor opção ofensiva e deveria continuar entre os titulares. Já outros dão razão para Vítor Pereira, que barrou o jogador, inclusive explicando seus motivos.

Mas quem tem razão nessa questão? O Torcedores.com traz a vocês números de Róger Guedes do Timão, conforme levantamentos dos sites Footstats e Sofascore para que você, torcedor do Corinthians, chegue a sua própria conclusão.

Desempenho ofensivo de Róger Guedes

Desde agosto de 2021 no clube, o atacante tem 14 gols marcados em 44 jogos, média de 0.31 jogo. Em 2022 ele terminou como artilheiro do Paulistão e lidera a artilharia alvinegra no Brasileirão. Em seguida aparece Jô, com quatro gols em 19 partidas, média de 0.21.

Inclusive, se consideramos apenas o Campeonato Brasileiro, o desempenho do camisa 9 é ainda melhor, afinal sua média sobe para 0.43 / jogo.

Outro estatística onde Róger Guedes se destaca é nas finalizações a gol. Isso porque no Timão ele lidera este quesito, com sete chutes no alvo (77.78%) e apenas dois errados (22.22%) em sete jogos disputados.

Pouca contribuição defensiva

O próprio Vítor Pereira elogiou a qualidade de Róger Guedes na parte ofensiva. Mas o problema está no momento onde o Corinthians não tem a posse de bola. Isso porque ao contrário de outros jogadores do meio / ataque, Guedes pouco contribui na recomposição defensiva.

Conforme dados do site Footstats, o camisa 9 não tem nenhum desarme certo no Brasileirão e dois errados. Situação oposta a de Adson (12 desarmes certos), Mantuan, Willian e Renato Augusto (7), por exemplo.

Situação parecida ocorre em relação a interceptações. Willian, com quatro certas e uma errada, é o 5ª neste quesito entre todos os jogadores do Corinthians. Mantuan e Adson, com três certas e 100% de acerto, também se destacam neste quesito. Já Róger Guedes não tem nenhum lance, nem mesmo errado, de interceptação no Brasileirão Série A.

Concorrência direta com Willian por vaga de titular no Corinthians

Desde que chegou ao Timão, Róger Guedes atuou tanto como falso 9 como pelas pontas, sendo que ele já deixou claro sua preferência por atuar do lado esquerdo ofensivo. Mas o problema é que este é o setor onde Willian vem atuando.

E neste caso, outros números ajudam a entender porque Vítor Pereira prefere utilizar o camisa 10 no time titular. Além das estatísticas defensivas já citadas, o meia atacante é destaque não só do Timão como do Brasileirão, sendo o jogador com mais dribles certos (18), tendo um aproveitamento de quase 95% neste quesito.

Já Róger Guedes tem quatro lances certeiros neste quesito, com aproveitamento inferior a 45%.

Outra estatística importante é em relação a assistências para gols. Willian tem duas no Brasileirão além de cinco chances claras criadas, mas que não foram convertidas, enquanto Róger Guedes tem uma assistência no campeonato e quatro erradas.

Por fim, citamos a questão da movimentação dentro de campo, que mostra a diferença de posicionamento dos dois atletas e até ajuda a entender a falta de números melhores de Guedes na parte defensiva.

Róger Guedes:

Willian:

Exit mobile version