Home Futebol Seleção pode ser excluída da Copa do Mundo do Catar por falsificação de documentos

Seleção pode ser excluída da Copa do Mundo do Catar por falsificação de documentos

Seleção do Chile está otimista em decisão favorável e ida para o Mundial

Por Matheus Leal em 08/06/2022 12:00 - Atualizado há 4 anos

Copa do Mundo

A Seleção do Equador pode ser excluída da Copa do Mundo do Catar 2022. Isso porque a Federação Chilena de Futebol apresentou documentos que comprovariam a falsificação de documentos do lateral-direito Byron Castillo.

Segundo as certidões, Castillo tem nacionalidade colombiana. Os advogados da Federação Chilena apresentaram documentação registrada em Tumaco, na Colômbia, em 1995. Porém, as fichas oficiais do atleta indicam que ele nasceu no Equador, em 1998.

A Federação Chilena acusa o Equador de escalar Byron Castillo de forma irregular em oito partidas das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Catar. A Fifa investiga o caso e a decisão deve sair ainda nesta semana.

“Os pais se casaram em Tumaco, Byron nasceu em Tumaco e foi batizado em Tumaco. A ideia de estar aqui é apresentar de forma bastante clara e transparente todos os argumentos que temos, os documentos que temos. O que coletamos do processo no caso. Quem fala a verdade não pode ter medo”, disse o advogado Eduardo Carlezzo, brasileiro e que defende o Chile na acusação.

“Seria escandaloso se a FIFA não soubesse dessa informação. São muitas coisas. Sou advogado há quase 20 anos. São muitas coisas. Se o Equador for à Copa do Mundo, a Copa do Mundo ficará manchada”, disparou Carlezzo.

O Chile é o grande interessado na história porque isso poderia lhe render uma ida ao Catar. O Equador foi o quarto colocado sul-americano com 26 pontos e os chilenos ficaram em sétimo, com 19. O grande porém é que Byron Castillo esteve presente em ambas partidas com a Roja, que perdeu uma e empatou outra.

Sendo assim, caso ganhe o processo, também ganharia cinco pontos na tabela, o que levaria a seleção do Chile para a quarta colocação e, consequentemente, para a Copa do Mundo 2022. Peru, quinto, e Colômbia, sexto, não se beneficiariam e não seriam afetados. Portanto, a seleção peruana teria que jogar a repescagem contra a Austrália.

Exit mobile version