Técnico abandona clube europeu após atitudes racistas de torcedores contra próprios jogadores
Comportamento racista de torcedores foi a gota d’água para técnico inglês no futebol da Bulgária
Divulgação
O técnico inglês Alan Pardew deixou o CSKA Sofia, tradicional clube da Bulgária, após comportamentos racistas de alguns torcedores do time em uma partida da temporada 2021/2022 do Campeonato Búlgaro.
A da saída do comandante foi confirmada pelo próprio CSKA Sofia, que emitiu um comunicado em seu site oficial com declarações de Pardew.
No texto, o treinador disse que “um pequeno grupo de elementos racistas” no jogo diante do Botev Plovdiv, disputado no dia 19 de maio, foi determinante para sua decisão de deixar o comando.
Na ocasião, torcedores do clube da capital búlgara entoaram cânticos racistas e atiraram bananas para o gramado em ato preconceituoso contra jogadores negros do próprio time.
“Infelizmente, o meu tempo aqui acabou. Os acontecimentos antes e depois da partida com Botev não foram aceitáveis para mim, para o meu assistente Alex Dyer ou para os nossos jogadores”, justificou Pardew.
“Essa foi a razão pela qual ninguém deu entrevista após a partida. Estávamos todos muito indignados com a situação que havia se agravado”, continuou o treinador.
“Nossos jogadores decidiram jogar apenas por lealdade e para proteger o clube. Não quero representar esse pequeno grupo de torcedores racistas que tentaram sabotar o jogo. Definitivamente, este não é o caminho certo para o CSKA, porque um clube assim merece muito mais”, finalizou.
Pardew foi contratado pelo clube búlgaro em 2020, a princípio para ser um conselheiro fora das quatro linhas, mas ele acabou assumindo o comando da equipe neste ano de 2022.
Ex-meio-campista, Alan Pardew está com 60 anos de idade e já treinou diversos times na Inglaterra, como Reading, West Ham, Charlton, Southampton, Newcastle, Crystal Palace e West Bromwich, além de ADO Den Haag, da Holanda, e o CSKA Sofia.
O CSKA Sofia agiu rapidamente e já anunciou seu sucessor: o ex-jogador sérvio Sasa Ilic.

