Home Futebol Titular no amistoso de hoje, Weverton bate marca de goleiros do Palmeiras na seleção; veja

Titular no amistoso de hoje, Weverton bate marca de goleiros do Palmeiras na seleção; veja

Palmeiras sempre foi conhecido por ter grandes goleiros

Por André Salem em 02/06/2022 17:36 - Atualizado há 4 anos

Lucas Figueiredo/CBF

O goleiro Weverton, do Palmeiras, foi titular na goleada da seleção brasileira contra a Coreia do Sul, por 5 a 1, em amistoso realizado na manhã de hoje (01). Esse foi o sexto jogo do goleiro do Verdão com a camisa da seleção principal. Com isso, ele entrou pra uma lista dos goleiros do Palmeiras que mais atuaram pela seleção.

O Palmeiras sempre foi um clube conhecido por ter grandes goleiros, desde sua fundação. E todo grande goleiro, acaba indo para a seleção. No último título mundial do Brasil, por exemplo, o goleiro titular era o palmeirense Marcos.

O recordista é Emerson Leão, com 83 jogos vestindo a camisa da seleção brasileira enquanto goleiro do Palmeiras. Leão foi campeão do mundo em 1970 e disputou também as copas de 1974, 1978 e 1986.

Antes de Weverton, o último goleiro do Palmeiras a ter entrado em campo pela Seleção Brasileira havia sido Marcos, no dia 22/06/2005, contra o Japão, em Colônia, na Alemanha, pela Copa das Confederações.

O Weverton tem, ao todo, oito jogos com a camisa da seleção principal. O goleiro do Verdão tem ainda dois outros amistosos com a camisa do Brasil, ambos em 2017, quando ainda defendia o Athletico-PR. Portanto, esses números são apenas enquanto o jogador defendia o Palmeira. Leão, por exemplo, ultrapassou a marca de 100 jogos pela seleção.

Esse sexto jogo, fez Weverton igualar a marca de Carlos, goleiro da equipe em 1992 e que atuou em seis partidas pela seleção naquele mesmo ano.

Outra marca importante que Weverton carrega é que ele está invicto. Em seis jogos, foram seis vitórias conquistadas, sendo elas sobre Bolívia, Colômbia, Chile e a própria Coreia do Sul, além de dois triunfos sobre o Peru

Veja os goleiros do Palmeiras com mais jogos pela Seleção:

1 – Emerson Leão (83)
2 – Marcos (29)
3 – Oberdan (9)
4 – Jurandyr (7)
5 – Weverton e Carlos (6)
7 – Valdir de Morais (3)
8 – Velloso e Picasso (1)

Brasil nunca venceu uma Copa do Mundo sem jogadores do Palmeiras

Se o Brasil quer ganhar o hexa, o Tite precisa levar Weverton entre os jogadores. Pelo menos é o que diz o histórico. Nos cinco títulos que o Brasil conquistou, em todos eles, sempre havia pelo menos um jogador do Alviverde.

Em 1958, o Brasil tinha o palmeirense Mazzola. Já no bi, em 1962, o Verdão cedeu à seleção Djalma Santos, Zequinha e Vavá. Na Copa de 1970, Leão e Baldocchi eram atletas do Palmeiras. Na campanha do tetracampeonato, o técnico Carlos Alberto Parreira chamou Mazinho e Zinho, ambos do Alviverde. Já no penta, em 2002, Felipão levou Marcos para ser o seu goleiro.

Palmeiras de 2022 e as seleções

Nessa data Fifa, o Palmeiras foi o time brasileiro que mais cedeu jogadores para as seleções. Weverton e Danilo foram para a seleção brasileira, Gustavo Gómez para a seleção do Paraguai, Kuscevic para a do Chile e Atuesta para a colombiana. Além deles, Piquerez poderia ter sido convocado para a seleção do Uruguai, mas está machucado.

Com isso, o Palmeiras encara o Atlético-MG, em jogo que vale a liderança do Brasileirão, praticamente com um time misto, por culpa do calendário brasileiro.

Exit mobile version