Brasileirão: Torcedor do Fluminense acusa são-paulino de ofensa racista no Morumbi
Caso ocorreu no jogo deste domingo entre as duas equipes, que terminou 2 a 2; vídeo registra policiais interrompendo o acusado
Um torcedor do Fluminense acusou um torcedor do São Paulo de fazer ofensas racistas e ele nas arquibancadas do Estádio do Morumbi, durante o empate por 2 a 2 entre as duas equipes neste domingo, em jogo pela 17ª rodada do Brasileirão Série A.
O tuíte abaixo tem a denúncia do torcedor do Tricolor carioca e mostra quando o são-paulino é abordado por policiais, nas arquibancadas do estádio, e interrompe a ação do são-paulino.
Gabriel Brandão, de 26 anos, se identificou ao site G1 como motorista de Uber e morador de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. Ele disse que não fez boletim de ocorrência. Segundo ele, o caso aconteceu perto do começo do segundo tempo, na área próxima à separação entre as torcidas.
“Ele não tinha fundamento para falar mais nada, provocar, e começou a fazer sinal de macaco, de banana. Todo mundo chamou a polícia. Puxei o celular, estava mais perto e comecei a filmar. Pensei que ele ia parar de fazer e consegui pegar ele fazendo”, afirmou ele ao G1.
Reação de São Paulo e Fluminense
Um outro vídeo circula no Twitter com outra pessoa fazendo gestos semelhantes, similares aos de macacos, mas o autor do vídeo não se manifestou.
Em nota oficial, o São Paulo disse que registrou boletim de ocorrência contra dois torcedores que identificou como autores de atos de cunho racista e reiterou de “racistas não são bem-vindos no Morumbi”.
O Fluminense se colocou à disposição de seu torcedor e disse que “o preconceito precisa ser erradicado de todos os ambientes da sociedade”, também pelo Twitter.
Como o árbitro não registrou nenhum incidente na súmula e o São Paulo diz ter identificado os autores, dificilmente o clube sofrerá algum tipo de penalidade no campo desportivo.
Acusações de racismo também na Série B
Na sexta-feira à noite, outra acusação de racismo durante um jogo do Brasileirão foi feita pelo atacante Da Silva, da Ponte Preta, que alegou ter sido alvo de ofensas e gestos racistas da torcida do Criciúma enquanto estava no aquecimento durante o jogo entre as duas equipes pela Série B,
Da Silva fez boletim de ocorrência antes de deixar Criciúma e a Ponte registrou também um ato de infração disciplinar junto ao STDJ (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Nesse caso, o incidente foi registrado pelo árbitro na súmula da partida. O Criciúma disse que ajudaria a identificar os torcedores envolvidos.

