Cristian Pavón ajuda Atlético-MG em até três posições e acirra disputa no time
Cristian Pavón assinou contrato com o Atlético-MG até 2025. Atacante soma passagens por Talleres, Boca Juniors e Los Angeles Galaxy
Pedro Souza/ Atlético-MG
Cristian Pavón, de 26 anos, é a principal contratação do Atlético-MG nesta janela de transferências. Ele chega como uma “oportunidade de mercado”. Mas, como joga o argentino? O Torcedores.com fez um raio-x sobre o novo reforço alvinegro. Confira!
O atacante é cria do Talleres em 2013 e surgiu com status de grande revelação do futebol argentino. Com passagens pelas seleções de base, em todas as categorias, Cristian Pavón foi vendido para o Boca Juniors 2015.
A diretoria do clube investiu 1,5 milhão de euros (R$ 8,3 milhões, à época) para adquirir 100% dos direitos econômicos do atleta. Porém, não deslanchou na primeira temporada pelo Boca Juniors. Afinal, marcou dois gols em oito jogos pela equipe Xeneize.
No mesmo ano, foi emprestado por seis meses ao Colón para adquirir experiência. Em Santa Fé, se firmou como ponta-direita com o técnico Darío Franco. Ao todo, forma 21 jogos, cinco gols e sete assistências.
Depois retornou para o Boca Juniors. Foi no clube de Buenos Aires, inclusive, que viveu o melhor momento da carreira. Entre 2016 e 2019, entrou em campo em 119 oportunidades, marcou 30 gols e fez 28 assistências.
Cristian Pavón se destaca pela polivalência
Com 1,74m de altura e forte fisicamente, Cristian Pavón se destaca pela velocidade, agilidade e habilidade. O atacante, em outras palavras, foi o maior driblador do Campeonato Argentino de 2021. Ao todo, foram 37,2 dribles ao longo da temporada.
Em termos de comparação, ele teve média próxima que o atacante Vinícius Júnior, astro do Real Madrid e seleção brasileira, quando acumulou incríveis 39,2 dribles na última edição do Campeonato Espanhol.
Destro, consegue atuar pelo lado esquerdo do campo, em que corta para dentro e finaliza com chute potente. A princípio, chega para disputar posição com Keno e Eduardo Vargas que atuam como ponta-esquerda.
Mas, não é apenas nesse lado do campo que Cristian Pavón atua. Pelo contrário. O atacante rende muito bem ocupando a faixa direita do campo, explorando o corredor para ir a fundo fazer cruzamento, dar assistência, ou finalizar cruzado.
Pelo Boca Juniors, deu cinco assistências na temporada e consolidou como o maior “garçom” do centroavante Eduardo Salvio. Ou seja, consegue desempenhar com facilidade o papel de Ademir na ponta-direita.
Cristián Pavón tem tanta velocidade e força física, que quando chegou no Los Angeles Galaxy, o técnico Guilhermo Barros Schelotto, que o comandou no Boca Juniors, o colocou para jogar na lateral-direita.
Nos Estados Unidos, por exemplo, fez a função de ponta-direita e esquerda, e até centroavante em cinco oportunidades quando precisou substituir o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic em algumas partidas da Major League Soccer (MLS).
“Ele é muito bom. Quando você tem um jogador como esse, você não precisa falar muito. Você apenas se comunica no jogo e tenta tirar o melhor disso. Ele sabe o que está fazendo. Eu joguei com muitos jogadores e eu vejo quando um jogador faz a diferença”, elogiou o craque sueco.
Você sabia?
Foi de meia-armador que Cristian Pavón surgiu no Talleres, função que Nacho Fernández ocupa no Atlético-MG atualmente. Com técnica refinada, o argentino tem bom drible curto, passe preciso, raciocínio rápido e boa finalização fora da área.
Entretanto, uma das melhores versões do atleta, que cairia como uma luva nesse time do Atlético-MG, é como ponta-esquerda. Jorge Sampaoli o escalou dessa forma pela Argentina na Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
Ele não fez gols ou assistências, mas teve bom desempenho ao lado de Lionel Messi. Apesar disso, não conseguiu se firmar na seleção após o fim da “Era Jorge Sampaoli”. Com isso, perdeu espaço no grupo com a chegada do técnico Lionel Scaloni.
Cristian Pavón, em outras palavras, tem tudo para ser um grande reforço para o Atlético-MG. Ele pode brigar com Keno por uma vaga na ponta-esquerda, Ademir na ponta-direita, Nacho Fernández no meio.
Além disso, o Galo pode ter finalmente um atacante confiável no elenco, para suprir eventuais ausências de Hulk na sequência da temporada. A chegada de Alan Kardec só irá aumentar ainda mais a concorrência pelo posto de substituto imediato do camisa 7.
Atlético-MG anuncia a contratação de Pavón, ex-Boca Juniors. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=” eyJrZXkiOiJ5OTIxZnJTcyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

