Cruzeiro está praticamente garantido no Brasileirão Série A de 2023
Estatística aponta 97,9% de chance de acesso antes mesmo do fim do primeiro turno da Série B
@staff_images/Cruzeiro
O Cruzeiro praticamente garantiu seu retorno ao Brasileirão Série A com o desempenho obtido nas primeiras 18 rodadas da Série B deste ano. Com 41 pontos, após a vitória deste domingo sobre o Novorizontino por 2 a 1, o time já é o campeão simbólico da etapa inicial, que só acaba no meio de semana. E as contas são bem favoráveis ao time celeste.
Na briga pelo acesso, o Cruzeiro tem hoje 15 pontos de vantagem para o Sport, quinto colocado. Dados do Departamento de Matemática da UFMG apontam que o time tem 97,9% de chance de acesso
Na disputa pelo título, em que a vantagem sobre o Vasco hoje é de sete pontos, as possibilidades de o Cruzeiro ser campeão são de 67,6%, contra 12% do rival cruz-maltino.
O cálculo de probabilidades leva em conta uma série de fatores, como a possiblidade de resultado dos jogos ainda a disputar e o local onde serão realizados. As contas dos matemáticos da UFMG preveem que neste ano chegar a 63 pontos garante 99,4% de chance de acesso; ir a 64 pontos significa ampliar o índice para 99,8%.
Com aproveitamento de 75,9% até agora, o Cruzeiro teria uma “gordura” considerável. Para chegar aos 64 pontos, por exemplo, o time poderia reduzir seu desempenho para 38,3% – pouco acima de desempenho atual de um time na zona do rebaixamento. O CSA, 17º colocado, fez 19 pontos nas primeiras 18 rodadas, o que dá um aproveitamento de 35,1# dos pontos.
O CSA, aliás, é o último adversário do Cruzeiro no primeiro turno desta Série B. As duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. É um adversário simbólico, já que o Cruzeiro não venceu o CSA nenhuma vez nos confrontos pela Série B dos últimos dois anos: são três vitórias do time alagoano e um empate.

