Edmundo sugere formato, mas sistema complicaria título do Palmeiras no Mundial
Ídolo do Verdão acredita que o torneio da Fifa precisa ter uma importância maior dentro do cenário futebolístico
Reprodução
Dono de uma carreira gloriosa, Edmundo teve a oportunidade de disputar o Mundial de Clubes de 2000. Brilhando contra o Manchester United, o ‘Animal’ acabou sendo o grande vilão na final contra o Corinthians, já que desperdiçou um pênalti decisivo na disputa de cobranças que valeu o título para o Timão. Em sua visão, a Fifa deve bater o martelo sobre o formato da competição, acreditando que o sistema deve ser igual à Copa do Mundo.
Apontando que o Mundial deve ser encarado como uma competição importante, Edmundo indicou que o torneio precisa ser disputado de quatro em quatro anos. Neste cenário, os principais campeões dos grandes centros do mundo participariam do campeonato, algo que também valorizaria as ligas nacionais. Neste contexto, o Palmeiras teria que ganhar o Brasileirão para estar presente entre os concorrentes ao título, conquista que seria mais difícil pela presença de vários gigantes da Europa na lista de classificados.
“O Mundial (de 2000) acabou não dando certo. Por isso tem essa sensação que 51, do Palmeiras, não existiu, que 2000 não existiu porque não ganhou a Libertadores… a culpada disso é a Fifa porque ele não definiu um modelo. Eu acho que deveria ser igual a Copa do Mundo. De quatro em quatro anos com todos os times campeões (nacionais) do mundo inteiro. Copa do Mundo são com 32 seleções, por que não fazer uma Copa do Mundo com 32 clubes? Até para ser mais difícil. Quem foi, foi (campeão). Agora, deveria fazer uma coisa de quatro em quatro anos”, disse ao canal de Duda Garbi.
Antes da pandemia, a Fifa projetou a disputa do Mundial de quatro em quatro anos com a presença de 24 clubes. Vencedor das últimas duas edições da Libertadores, o Palmeiras, certamente, estaria garantido, mas o formato ficou sem previsão de estreia, já que a Covid-19 provocou uma mudança no calendário, assunto que deve ser debatido após a Copa do Catar.
Formato do Brasileirão Série A
Além disso, Edmundo acredita que o Brasileirão garantiria mais emoções com o sistema de mata-mata. Acreditando que os clubes com menor investimento são prejudicados nos pontos corridos, ele citou que o dinheiro dos times está decretando os campeões
“Eu transformaria o Brasileirão em mata-mata pra ter (times como) Guarani e Bahia campeões. A gente não vai ver mais isso. Com pontos corridos a gente não vai ver mais isso, vai polarizar aqueles que tiverem mais grana“, analisou.
E você chegou! Atualizadinha…
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) July 12, 2022
Tá linda ou não? Comenta de acordo com seu time!
Boa noite da 100%! pic.twitter.com/boODn2yR9O

