Home Mercado da Bola Flamengo cita condição para avançar negociação por Guillermo Varela; empresário abre o jogo

Flamengo cita condição para avançar negociação por Guillermo Varela; empresário abre o jogo

Contrato atual de Guillermo Varela com o Dínamo é válido, a princípio, até junho de 2023, mas o jogador já teria oferta para renovar

Por Danielle Barbosa em 24/07/2022 15:57 - Atualizado há 3 anos

Divulgação/Dínamo

O lateral-direito Guillermo Varela pode ser o próximo reforço do Flamengo nesta janela de transferências. O jogador de 29 anos, que pertence ao Dínamo Moscou, mantém conversas com o Rubro-Negro e chegou a “sumir” da concentração do clube russo. Além de ter abandonado a delegação, o uruguaio também não atuou na vitória sobre o Torpedo, pela rodada do campeonato local.

Segundo o jornalista Venê Casagrande, fontes relacionadas ao Flamengo informaram que Varela precisará exercer a cláusula da Fifa para avançar o negócio. Ou seja, pedir a suspensão do contrato permitida pela entidade máxima do futebol por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Além disso, o jogador também terá que acertar as bases salariais para sacramentar um eventual acordo. Ainda de acordo com Venê, o agente do uruguaio afirmou que “as conversas estão evoluindo”.

O jornalista brasileiro Fábio Aleixo, que reside e trabalha na Rússia, informou que esta segunda-feira será decisiva para a negociação. “Se o Dinamo não conseguir ao menos igualar a proposta financeira ou a diferença for muito grande, o jogador deixará o clube”, disse.

Nesse ínterim, em meio as tratativas de Varela com o Flamengo, o Dínamo já teria oferecido um novo contrato ao jogador. A estratégia é a mesma adotada pelo Zenit, também da Rússia, para segurar Wendel, que também estava na mira do Rubro-Negro. A situação agora, entretanto, caminha para um desfecho diferente. 

Dínamo Moscou se manifesta:

O técnico do Dínamo, Slavica Jokanovic, falou sobre a situação de Guillermo Varela em entrevista coletiva após o jogo diante do Torpedo.

— Ficarei feliz se ele ficar pois é um jogador importante para a equipe. Que um jogador (deixe a concentração) não é uma reação normal antes de um jogo assim. Tento entendê-lo. Considero que ele cometeu um erro, mas todos cometemos. Se ele ficar não terei problema nenhum em trabalhar com ele. É um jogador muito importante – afirmou o comandante, em tradução realizada por Fábio Aleixo.

De acordo com o Dmitri Gafan, diretor do clube russo, Varela abandonou a contratação no último sábado (23). O Dínamo entende que o lateral violou o contrato e ainda estuda o que fazer. Contudo, o dirigente deixou claro que não irá ceder nenhum tipo de chantagem

— Respeitamos muito e adoramos o nosso clube. Não vamos cair em nenhum tipo de chantagem”, garantiu Dmitri Gafan.

Sobre Guillermo Varela:

Guillermo Varela iniciou carreira com a camisa do Peñarol, do Uruguai, em 2012. No ano seguinte, foi vendido por 2,4 milhões de euros ao time B do Manchester United. Desde então, passou por Eintracht Frankfurt, Peñarol e FC Copenhague, da Dinamarca, até chegar ao Dínamo Moscou em 2020.

O contrato com o clube, a princípio, foi por empréstimo. Contudo, os russos desembolsaram cerca de 1 milhão de euros para ficar com o jogador em definitivo em julho do ano passado.

Por fim, pelo Dínamo, Varela acumula 48 jogos disputados e três assistências. Na última temporada, o lateral disputou 28 jogos, tendo sido titular em 21 partidas, com duas assistências. 

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJEdFdqeFhMbSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Sair da versão mobile