Fórmula 1: Quarto lugar de Leclerc no GP da Inglaterra impede alegria completa na Ferrari
Carlos Sainz venceu a prova, mas equipe lamentou insucesso de piloto com melhor desempenho no Mundial
Divulgação - F1
O GP da Inglaterra terminou com a primeira vitória do espanhol Carlos Sainz em sua carreira na Fórmula 1, mas a alegria na Ferrari não foi completa. Isso porque, veladamente, a equipe preferia o triunfo de Charles Leclerc, que está em melhor situação no Mundial de Pilotos. Tanto que, assim que a corrida terminou, a TV mostrou o chefe da equipe, Mattia Binotto, tendo uma conversa pouco amistosa com o monegasco, inclusive com dedos em riste o que, obviamente, virou piada na internet.
Leclerc acabou em quarto, prejudicado pela decisão da equipe de não pedir que ele parasse para trocar pneus durante o safety car, a cerca de 15 voltas do fim da prova. Carlos Sainz, Lewis Hamilton e Sergio Perez, que vinham imediatamente atrás, pararam, colocaram pneus macios novos e, assim que a corrida recomeçou, passaram pelo piloto.
Já na primeira metade da prova, quando Sainz liderava, Leclerc reclamava da falta de ritmo de seu companheiro e, indiretamente, pedia para que a equipe o deixasse passar. Alegava que Hamilton vinha em ritmo mais fonte com a Mercedes e poderia superar os dois. Só depois da troca de pneus é que Leclerc conseguiu assumir a liderança.
“Estávamos bem até o safety car, estava tudo certo para que eu ganhasse, e então optamos pela estratégia de me deixar e fazer Carlos parar e não funcionou. É uma decepção que não posso esconder, mas estou feliz por Carlos e pelo sonho dele”, disse Leclerc.
Binotto, por sua vez, explicou que a equipe pensou que Leclerc conseguiria se defender dos ataques. “Nossos carros estavam próximos e só poderíamos parar um. Escolhemos Carlos porque os pneus de Chales estavam melhores. Deu errado, mas claro que estamos muito felizes por Sainz”, disse o chefe da Ferrari.
No Mundial de Pilotos, Leclerc é o terceiro, com 138 pontos, atrás da dupla da Red Bull, Max Verstappen, com 181 pontos, e Sergio Perez, com 147. Sainz é o quarto, com 127. No Mundial de Construtores, a Ferrari tem 285 pontos, contra 328 da Red Bull.
A Fórmula 1 volta a correr já neste domingo, com o GP da Áustria, no circuito de Red Bull Ring. A primeira sessão de treinos livres será na sexta-feira, às 9h (de Brasília).

