Home Automobilismo Fórmula 1: Relembre a carreira do campeão, Damon Hill

Fórmula 1: Relembre a carreira do campeão, Damon Hill

Filho do campeão Graham Hill, Damon foi o primeiro piloto a repetir a conquista de um pai no circo da Fórmula 1

Por Bruno Bravo Duarte em 08/07/2022 03:57 - Atualizado há 2 anos

Damon Hill ingressou na Fórmula 1 em 1992 para defender a Brabham, no Grande Prêmio da Inglaterra. O piloto substituiu a italiana Giovanna Amatti, que não obteve tanto sucesso na categoria.

Com um equipamento deficiente, Hill só conseguiu disputar mais uma prova naquele ano, o Grande Prêmio da Hungria realizado em Hungaroring.

Em paralelo a fraca Brabham, o britânico também era piloto de testes da Williams, equipe que dominou o mundial com o tecnológico FW14B.

Para 1993, a Williams contratou o francês Alain Prost e promoveu Damon Hill a segundo piloto. Os dois substituiriam Nigel Mansell que migrou para a Fórmula Indy e Riccardo Patrese, que foi contratado pela Benetton.

Nas pistas, Hill auxiliou Prost a conquistar o seu tetracampeonato e disputou posições com Ayrton Senna durante a temporada de 1993. No Grande Prêmio do Brasil, por exemplo, Damon liderava a prova e foi ultrapassado pelo brasileiro em uma corrida atípica, com grande número de abandonos devido as condições climáticas.

F1 1993 GP Brasil Senna ultrapassa Hill
O famoso X de Ayrton Senna em Damon Hill

A primeira vitória do piloto inglês foi um golpe de sorte no Grande Prêmio da Hungria. Alain Prost largou na última fila devido aos problemas em seu carro. Senna e Schumacher abandonaram e Hill encontrou um caminho para o topo do pódio.

A conquista entrou para a história do esporte e esta foi a primeira vitória de duas gerações na Fórmula 1. Vale lembrar, que Damon Hill é filho do bicampeão Graham Hill.

O inglês voltaria a vencer em outras duas ocasiões, nos GPs da Bélgica e da Itália. Damon Hill encerrou o campeonato na terceira posição, com 69 pontos, atrás de Alain Prost e Ayrton Senna.

Preparação para o título

Em 1994, a Williams recebeu uma nova pintura e um novo piloto, Ayrton Senna. A equipe de Grove tinha como objetivo trabalhar no tetracampeonato do brasileiro e Hill seria o seu escudeiro, no entanto, o projeto não se concretizou. Ayrton Senna sofreu um acidente fatal no Grande Prêmio de San Marino.

Desta forma, Hill foi promovido a primeiro piloto e contou com o auxílio de Nigel Mansell e de David Coulthard durante a temporada. O foco da Williams era derrotar o alemão Michael Schumacher da Benetton, que abriu uma grande vantagem no campeonato.

Por outro lado, o britânico foi beneficiado pelas regras da FIA, que puniram Michael Schumacher em algumas ocasiões no ano. O alemão foi desclassificado no Grande Prêmio da Grã-Bretanha por ultrapassar o safety car e não cumprir a punição, foi banido de duas corridas por ignorar a bandeira preta e desclassificado do Grande Prêmio da Bélgica, após ser constatado um desgaste anormal no assoalho da Benetton.

Com resultados positivos, Hill conseguiu se aproximar de Schumacher na classificação e pôde disputar o título em Adelaide, na Austrália. O final de semana foi favorável para o inglês, que se aproximou da conquista após um erro do alemão na 36ª volta da corrida, porém Schumi retornou para a pista e causou uma colisão com Damon Hill.

Com o abandono do alemão, o inglês levou a sua Williams para os boxes e teve o fim da prova decretado por uma avaria na suspensão dianteira esquerda. Hill foi vice campeão com 91 pontos, um atrás de Schumacher.

No ano seguinte, o piloto repetiria o segundo lugar no mundial de pilotos. A Benetton fechou uma parceria com os motores Renault e dominou toda a temporada de 1995. Schumacher triunfou 9 vezes e conquistou o seu bicampeonato.

Damon Hill o campeão de 1996

O ano de 1996 trouxe uma série de mudanças no circo da Fórmula 1. Schumacher defenderia o seu título pela Ferrari, que estava em um processo de evolução.

A Benetton iniciava o ano com uma nova dupla de pilotos, Jean Alesi e Gerhard Berger. Vale lembrar, que os dois não contariam com a estrutura técnica do alemão, que migrou para a Ferrari.

A Williams apresentava um novo companheiro para Damon Hill, o campeão da Fórmula Indy, Jacques Villeneuve. O canadense assumiu o papel de segundo piloto e auxiliou o britânico durante a temporada.

Damon Hill marcou presença no pódio em dez ocasiões, contabilizou 8 vitórias e somou 97 pontos. Sagrou-se campeão e entrou para a história da categoria pela segunda vez, sendo o primeiro filho de um campeão a conquistar um título na Fórmula 1.

Apesar de um bom retrospecto na equipe, Frank Williams optou em encerrar o contrato do piloto no dia 28 de agosto.

Final de carreira

O britânico assinou com a Arrows para a temporada de 1997 e encontrou uma série de obstáculos no time inglês. Com um carro pouco competitivo, Damon Hill não pôde disputar o título com o Jacques Villeneuve e Michael Schumacher.

Apesar das dificuldades, o grande feito da carreira do piloto aconteceu no Grande Prêmio da Hungria em 1997. A fraca Arrows obteve um bom desempenho com os seus pneus Bridgestone e este fator contribuiu para que Damon Hill tivesse um final de semana brilhante.

Na corrida, o britânico do carro número 1 largou bem e conseguiu liderar grande parte da prova, entretanto, Hill encontrou problemas no acelerador do seu carro. Jacques Villeneuve o ultrapassou no final da prova e Damon subiu no pódio com o segundo lugar.

Reprodução / Redes Sociais: Pódio do GP do Canadá, Damon Hill. Jacques Villeneuve e Johnny Herbert

As duas últimas temporadas do inglês foram pela Jordan, nos anos de 1998 e 1999. Na equipe irlandesa, Damon Hill retornou ao topo do pódio em uma dobradinha com o seu companheiro, Ralf Schumacher, no Grande Prêmio da Bélgica de 1998.

Fora das pistas

Aposentado das pistas, o ex-piloto atua na área empresarial e escreve artigos para publicações de automobilismo. Damon Hill chegou a testar um carro da GP2 Series, porém descartou um retorno ao esporte.

Por fim, Hill também é guitarrista e como músico integrou a banda Conrods e fez uma participação especial na música Demoliton Man, que está presente no álbum Euphoria, lançado pela lendária banda de Hard Rock, Def Leppard.

Damon Hill & The Conrods

Damon Hill ao vivo na TV Britânica, com a banda Conrods

Demolition Man

Participação do piloto e músico no disco do Def Leppard. A banda é uma das pioneiras do Hard n’ Heavy britânico, ao lado de nomes como Iron Maiden e Judas Priest

Clique aqui e saiba mais sobre o automobilismo

Exit mobile version