Luiz Adriano no Botafogo? O que nós sabemos sobre o interesse do clube no jogador do Antalyaspor
Antes de se transferir para a Turquia, Luiz Adriano soma passagens por Internacional, Shakhtar Donetsk, Milan, Spartak Moscou e Palmeiras
César Grecco/ Palmeiras
Luiz Adriano pode estar retornando ao futebol brasileiro após deixar o Palmeiras, em fevereiro. Atualmente, o atacante está no Antalyaspor, da Turquia. No entanto, deseja deixar o clube devido à falta de um time competitivo para brigar por títulos.
O Torcedores.com apurou que Luiz Adriano tem conversas avançadas com o Botafogo. O centroavante de 35 anos foi contratado na última semana por John Textor, acionista majoritário do futebol alvinegro, que lhe apresentou o projeto do clube.
O empresário Junior Mendoza é o responsável por conduzir as negociações com o Botafogo. O agente, que cuida das carreiras de astros como Alex Teixeira e Douglas Costa, assumiu o lugar de Gilmar Veloz que deixou de cuidar da carreira do atleta no ano passado.
Luiz Adriano tem contrato com o Antalyaspor até junho de 2023. No entanto, busca uma rescisão amigável com o clube turco. Ele se transferiu para a equipe de Antalya numa operação sem custos. O Palmeiras, em outras palavras, não compensação financeira na negociação.
Ainda segundo apurou a reportagem, Luiz Adriano tem um salário considerado alto para a realidade financeira do Botafogo. Na Europa, ele ganha 250 mil euros (R$ 1,3 milhões, pela cotação atual) por mês. O valor contempla salários e luvas previstas no contrato. A multa rescisória é de 5 milhões de euros (R$ 27,2 milhões, pela cotação atual).
John Textor, agora, tenta convencer o atleta a reduzir seus vencimentos para poder vestir a camisa alvinegra ainda nesta temporada. Afinal, Luiz Adriano tem a anuência do técnico Luís Castro reforçar o elenco na sequência da Série A do Campeonato Brasileiro.
A saída do Palmeiras
Em janeiro, Luiz Adriano foi dispensado do Palmeiras. Além do alto salário, o jogador não correspondeu às expectativas dentro de campo, acumulou críticas de dirigentes e teve relacionamento ruim com o torcedor alviverde.
Após assumir a presidência do Palmeiras, Leila Pereira se assustou com os valores em torno da contratação do atacante. Com isso, decidiu afastá-lo do elenco, repassou a camisa 10 para Rony e costurou uma rescisão amigável com o atleta.
Entre 2019 e 2021, Luiz Adriano disputou 104 partidas e marcou 32 gols. Além disso, ele conquistou a Copa Libertadores da América (2020 e 2021), a Copa do Brasil (2020) e o Campeonato Paulista (2020).
Antes de acertar com o Antalyaspor, o atleta chegou a ser dado certo como reforço do Cerro Porteño para a disputa da Copa Libertadores da América de 2022. Após concordar com as bases salariais, Luiz Adriano desistiu da transferência para o time paraguaio.
Posteriormente, seu nome foi especulado em clubes da Série A do Campeonato Brasileiro como Botafogo, Coritiba e Fortaleza. O alto salário, no entanto, dificultou as tratativas com os interessados.
Revelado pelo Internacional, Luiz Adriano soma passagens por Shakhtar Donetsk, Milan, Spartak Moscou e Palmeiras. No Antalyaspor, por exemplo, disputou 16 partidas e marcou quatro gols somando suas participações no Campeonato Turco e na Taça da Turquia em 2022.
Todos os gols de Luiz Adriano pelo Palmeiras em 2021. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ5TmlGUVVCdSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

