Home Futebol Mais que Palmeiras, São Paulo e Grêmio: veja quantas Libertadores o técnico do Boca Juniors conquistou

Mais que Palmeiras, São Paulo e Grêmio: veja quantas Libertadores o técnico do Boca Juniors conquistou

Técnico do Boca tem mais Libertadores que qualquer time brasileiro

Por André Salem em 04/07/2022 12:49 - Atualizado há 3 anos

Reprodução/AFP

O Corinthians enfrenta o Boca Juniors amanha (05), pelo segundo jogo das oitavas de final da Libertadores. Após empatar em 0 a 0 na Neo Química Arena, o Timão precisará vencer o jogo na Bombonera para se classificar no tempo normal.

E não será nada fácil. O Boca é um time tradicionalíssimo em Libertadores. Enquanto o Corinthians tem apenas um título na competição continental, o adversário argentino já soma seis títulos, além de outros cinco vices. É o time que mais disputou finais e o segundo que mais venceu (atrás do Independiente, com sete títulos).

Dos seis títulos que o Boca ganhou, curiosamente, em quatro deles estava em campo o volante Battaglia, hoje treinador do clube argentino.

Battaglia é uma lenda do Boca. Jogou quase a carreira toda por lá. Teve uma passagem curta pelo Villarreal, entre 2004 e 2005, mas de resto, fez toda a carreira no clube em que comanda hoje. Battaglia atuava como volante e se aposentou em 2013. Virou treinador em 2018 e comanda o Boca Juniors desde 2021.

Títulos de Battaglia na Libertadores

Battaglia, sozinho, conquistou quatro Libertadores. Nenhum clube brasileiro tem isso. Os que mais venceram, foram Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio, com três conquistas.

O primeiro título foi em 2000, diante do Palmeiras, que era o atual campeão. O Verdão chegou a decisão após eliminar o Corinthians, na semifinal, com o marcante pênalti do Marcelinho defendido pelo Marcos. Na decisão, após dois empates (2 a 2 e 0 a 0) e uma arbitragem no mínimo polêmica, o Boca venceu nos pênaltis.

No ano seguinte, em 2001, mais uma vez o título ficou com os argentinos. Dessa vez, derrotaram o Palmeiras na semifinal e na final, superaram o Cruz Azul, do México, novamente nos pênaltis.

O outro título veio dois anos depois, em 2003, em cima do Santos de Robinho e Diego, que na época era o atual campeão brasileiro. O Boca mostrou sua força na competição e atropelou, vencendo as duas partidas (2 a 0 e 3 a 1). Battaglia foi titular nos dois jogos.

O último título de Battaglia veio novamente contra um brasileiro, em 2007. O adversário era o Grêmio de Diego Souza e companhia, mas o Boca mais uma vez atropelou, vencendo as duas partidas (3 a 0 e 2 a 0). Nesse ano, ele era reserva da equipe.

Battaglia é o jogador que mais venceu títulos pelo Boca Juniors. São 18 ao todo, contando competições nacionais e internacionais.

Corinthians e Boca se enfrentam nesta terça (05), às 21h30, na Argentina. Com o empate no primeiro jogo e como não há mais o gol fora de casa como critério de desempate, a conta é simples: quem ganhar se classifica e qualquer empate leva a decisão para os pênaltis.

Exit mobile version