Home Futebol Pedro ou Gabigol? Quem é mais eficaz para o Flamengo no Brasileirão Série A?

Pedro ou Gabigol? Quem é mais eficaz para o Flamengo no Brasileirão Série A?

Com chegada de Everton Cebolinha, Pedro e Gabigol são opções para o banco de reservas do Flamengo, mas os números descartam a ideia

Por Danilo Lacalle em 22/07/2022 11:03 - Atualizado há 3 anos

Gabigol e Pedro, do Flamengo - Buda Mendes/Getty Images

O Flamengo se movimentou no mercado da bola e contratou diversas peças importantes para o segundo semestre da equipe.

Para auxiliar no Brasileirão Série A, o time dirigido por Dorival Júnior conseguiu, finalmente, contar com o volante Vidal e trouxe o atacante Everton Cebolinha, que teve uma excelente passagem no Brasil.

Agora, com a concorrência no ataque rubro-negro, a pauta girou em torno de quem sairia para a entrada de Cebolinha. Atualmente, porém, Pedro e Gabigol jogam juntos e voltaram a produzir. E o Torcedores.com levantou qual dos dois jogadores é o mais eficaz no campeonato nacional.

A mudança de postura do Flamengo após a saída de Paulo Sousa foi visível. Nos últimos 25 dias, o Fla teve uma sequência de 8 jogos e um aproveitamento bem acima do que vinha tendo com o antigo treinador. Sob direção de Dorival Júnior, foram 7 vitórias e apenas uma derrota, por 1 a 0, contra o Corinthians. Ainda, conseguiram classificação contra o Atlético-MG na Copa do Brasil e avançaram na Libertadores. E tudo isso com Pedro e Gabigol em campo e marcando tentos para o rubro-negro.

No ataque do Flamengo, Gabigol é o que tem mais minutos em campo. São 521, 37 minutos a mais do que Pedro, com 484, até o momento. Após rumores de sua saída para o Flamengo, o jogador conseguiu ter uma melhor sequência e Dorival entendeu como utilizar ambos em campo, simultaneamente. E isso fez o Fla mudar de patamar em termos ofensivos.

Apenas no Brasileirão Série A, Gabigol esteve em campo 16 vezes nesta temporada de 2022. Marcou cinco gols e deu passe para um. Já Pedro, também este ano, jogou em 15 partidas e marcou quatro gols, dando duas assistências. Ambos tiveram seis participações em gols do rubro-negro. Pedro, porém, com 37 minutos a menos que Gabigol em campo, teve um aproveitamento maior.

Vale ressaltar que Dorival Júnior mudou, também, o posicionamento de Gabigol desde que entrou. O jogador passou a ser utilizado de forma mais recuada e passou a jogar ainda melhor.

O modelo utilizado pelo atual técnico do Flamengo é parecido com o que Gabigol jogou, inclusive, no Santos, onde tinha como Centroavante, Ricardo Oliveira. E, neste caso, a função parecida de Pedro faz com que o atacante mais experiente esteja familiarizado com o esquema tático.

“Acho que temos que ter calma com isso, o time ideal é relativo. Todos os jogadores estão participando. Nas últimas partidas, todos os jogadores do elenco, com exceção dos goleiros, participaram. Todos iniciaram pelo menos uma partida. Titularidade eu acho que é isso”, disse Dorival após a goleada em cima do Juventude no Brasileirão Série A, quando Pedro e Gabigol estiveram em campo.

Venê Casagrande, jornalista que cobre o Flamengo diariamente, afirmou recentemente que o “Everton Cebolinha vai ter que correr para conseguir a titularidade do rubro-negro”.

Atualmente, com Dorival Júnior, a dupla detentora de nove gols apenas neste Brasileirão Série A volta a jogar em alto nível. Com isso, é possível que o atual treinador mantenha tanto Pedro quanto Gabigol, com a ausência de Bruno Henrique, lesionado, e passe a considerar a saída de Éverton Ribeiro da equipe titular.

O jogador participou de cinco gols até o momento, fazendo duas e dando três assistências no Brasileirão, uma participação a menos que os outros do ataque. Por mais que não seja uma diferença tão grande, a pressão da torcida em cima do atleta pode contar no futuro.

Exit mobile version