PSG: Neymar é alvo de pedido de prisão na Espanha
Caso envolvendo jogador do PSG segue sendo apurado pela Justiça espanhola; em solo nacional craque foi isentado
Christian-Alvarenga-Getty Images
Um dia depois do Tribunal Federal Regional da 3ª Região conceder habeas corpus ao atacante Neymar, suspendendo o procedimento criminal investigatório em um suposto caso de sonegação fiscal no Brasil, o camisa 10 da seleção brasileira foi alvo de um pedido de prisão feito pela justiça espanhola. Os casos não possuem relação.
De acordo com a agência Reuters, um procurador espanhol solicitou a pena de dois anos de detenção para o jogador brasileiro no caso de peculato aberto contra o atleta e os seus agentes por conta da transferência envolvendo Neymar para o Barcelona em 2013. Na oportunidade, ele foi vendido do Santos para a equipe do Velho Continente.
Além do pedido de prisão, a promotoria espanhola visa multar Neymar em 10 milhões de euros (cerca de R$ 54 milhões na cotação atual) por supostas irregularidades no contrato dele para com o clube catalão. A denúncia em questão foi feita pela empresa DIS há sete anos, que alegou se sentir prejudicada na transação envolvendo o atacante para o Barcelona. A DIS ainda acusa jogador e clube de terem se aliado para esconder o verdadeiro valor da negociação.
Segundo o jornal “El Pais”, Neymar participará de uma audiência junto com representantes do Barcelona no dia 17 de outubro, restando pouco mais de um mês para a estreia do Brasil na Copa do Mundo. O julgamento definirá se houve algum tipo de corrupção entre as partes no contrato selado em 2013.
NEYMAR obtém liminar e não pode ser processado ou preso por sonegação no BR (UOL) . Esse caso não tem relação com o processo na justiça espanhola.
— Wanderley Nogueira (@Wanderley) July 29, 2022
Neymar inicia oficialmente a temporada 2022/23 neste domingo (31), quando o PSG encara o Nantes, na decisão da Supercopa da França. O brasileiro foi um dos destaques na preparação do time de Galtier para a próxima jornada.

