PSG perde fortuna com demissão dos três últimos técnicos
Valor de multa rescisória para técnicos que passaram pelo PSG impressiona e estratégia pode mudar na próxima temporada
Muylaert/Getty Images
O PSG mira na temporada de 2022-23 alcançar a tão sonhada conquista da Champions League, que não veio até o momento, mesmo com uma equipe recheada de estrelas do futebol mundial.
A obrigação do elenco em vencer a competição internacional fez com que muitos treinadores deixassem Paris de forma precoce. O último a sair foi Pochettino. Isso porque o Paris Saint-Germain anunciou, nesta terça-feira (5), a demissão do técnico argentino, que deixa o clube após um ano e meio, onde conquistou três títulos dos oito que disputou.
A demissão de Pochettino custou ao PSG o equivalente a 10 milhões de euros (equivalente a pouco mais de 55 milhões de reais, na cotação atual). O valor é de 10 milhões a menos do que o esperado, subtraindo um ano do contrato do técnico. Porém, esta não foi a única demissão milionária que o PSG fez nos últimos anos. Três dos últimos quatro técnicos saíram da equipe parisiense mais cedo e custaram muito aos cofres do clube.
Laurent Blanc foi o primeiro da lista. O técnico recebeu uma indenização astronômica de 22 milhões de euros, em 2017. O equivalente a 121 milhões de reais. O valor recorde veio porque o PSG chegou a ativar uma renovação com o treinador, no ano anterior, e restavam mais dois para o término do vínculo.
Emery, por sua vez, deixou o PSG sem qualquer compensação financeira, pois o técnico espanhol completou o contrato de dois anos que tinha com o clube. Já Thomas Tuchel, agora no Chelsea – e que foi campeão da Champions com a equipe – assinou com o PSG em 2018, foi demitido por Leonardo no final de 2020 e recebeu um valor na casa dos 7 milhões de euros de indenização, pouco mais de 38 milhões de reais na cotação atual.
Agora com Galtier, o PSG tem entendido que contratar novos técnicos é algo que pode sair muito caro. Portanto, a tendência é que tomem mais cuidado com questões contratuais para não desembolsarem quantias tão elevadas. Isso porque, agora, com os 10 milhões de euros de Pochettino, o clube parisiense desembolsou um total de 39 milhões de euros com três dos últimos quatro treinadores. O antigo treinador do Nice que agora assume o PSG desembarca na capital francesa por cinco milhões de euros. E tem como principal meta aquela que seus antecessores não conseguiram: vencer a Champions League.

