Santa Cruz: o anel superior do Estádio do Arruda continuará interditado
O “Mundão do Arruda” continua com a capacidade de 20 mil torcedores
twitter.com/SantaCruzFC
O veto continua ao Estádio do Santa Cruz
O Corpo de Bombeiros fez uma nova vistoria no Estádio João de Rego Maciel, popularmente conhecido como Estádio do Arruda. O objetivo desta nova vistoria tinha um objetivo especial: liberar a utilização do anel superior do estádio. As análises foram feitas nesta quarta e quinta feira. No entanto, o órgão competente manteve o veto. Assim, o Santa Cruz só poderá continuar disponibilizando ingressos para o seu Anel Inferior. Ou seja, a capacidade de público segue limitada a 20 mil.
O que disse o Corpo de Bombeiros ao veto parcial do Estádio do Santa Cruz
Segundo o laudo do Corpo de Bombeiros que veio por meio de nota, o Estádio não atende a exigência do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Com isso, torna-se inviável a liberação do Arrudão em toda sua capacidade. Então será necessária algumas mudanças para que a autorização ocorra.
O Santa Cruz foi informado pelo Corpo de Bombeiros onde deverá fazer os ajustes. Portanto, sem os ajustes necessários o Anel Superior continuará vetado. Ao que parece outras vistorias serão feitas assim que os responsáveis pelo tricolor façam os ajustes solicitados.
O veto frustra a diretoria do Santa Cruz
Inegavelmente a diretoria coral esperava a liberação. Sobretudo pelo fato que uma vez liberada, a esperança de mais receita existiria. Vale ressaltar que o fato do Santa Cruz está neste momento na Série D do Brasileirão tem impactado as finanças do clube consideravelmente. Portanto, a continuidade do veto representa prejuízo ao clube.
Recentemente foi noticiado os problemas financeiros do Santa Cruz. O Tricolor tem tido problemas em honrar compromissos com funcionários e jogadores. Iniciativas de torcedores como o “PIX CORAL” foram criados para tentar dar algum “oxigênio” financeiro.
A luta do Santa Cruz para ter público em seu Estádio
Os problemas financeiros fizeram com que o maior patrimônio do Santa Cruz ficasse sucateado. Com isso, passado meses e anos, receber o público tricolor em seu Estádio ficou cada vez mais inviável. Além disso, a pandemia causada pela COVID-19 que deixou os estádios brasileiros sem público por muito tempo ajudou a deixar o Estádio do Arruda ainda mais carente de melhorias.
Nesse sentido, este ano de 2022, tem sido de grande desafio para os responsáveis pelo time da Cobra Coral. Tornar o Estádio de novo viável a receber um grande público não tem sido tarefa fácil. Polícia e Corpo de Bombeiros fizeram várias vistorias este ano.
No mês de março deste ano, o Estádio do Arruda, conseguiu sua primeira liberação. Naquele momento as autoridades competentes autorizaram que 7 mil torcedores poderiam frequentar os jogos. Este número não representa nem 40% da capacidade de um dos maiores Estádios privados do mundo.
Obviamente que os tricolores não estavam satisfeitos com esta liberação mínima. Assim, continuava a saga de corresponder as exigências de segurança. Os esforços fizeram que já no mês de abril a capacidade de receber públicos fosse ampliada. Assim, esta nova ampliação de público permitiu somado todos os setores do Estádio acomodar 20 mil pessoas. Tal liberação é ainda utilizada atualmente.
Mesmo com a capacidade limitada o Santa Cruz tem uma grande média de público na Série D
A torcida do Santa Cruz sempre foi conhecida por sua fidelidade de público. Mesmo quando o time não corresponde em campo ou está em divisões inferiores é comum termos notícias dos bons públicos que frequentam o José do Rego Maciel. Dessa vez, não tem sido diferente. Portanto, a capacidade reduzida não tem tirado dos torcedores corais a sua tradição de manter a tradição de realizar recordes de público. Por exemplo, na partida contra o Jacuipense todas as 20 mil entradas disponibilizadas foram utilizadas.

