Santos oficializa demissão de Fabián Bustos; saiba mais
Treinador deixa o Santos após eliminação para o Deportivo Táchira na Copa Sul-Americana
Ivan Storti/ Santos FC
Chegou ao fim a passagem de Fabián Bustos pelo Santos. Nesta quinta-feira (7), a diretoria santista oficializou a demissão do treinador. A derrota para o Deportivo Táchira nas penalidades e eliminação na Copa Sul-Americana encerraram a passagem do argentino na Vila Belmiro.
O Santos FC comunica que decidiu fazer alterações no Departamento de Futebol Profissional. O técnico Fabián Bustos e o executivo de futebol Edu Dracena deixam suas funções no time profissional nesta quinta-feira (7). pic.twitter.com/AY7s93Bnu3
— Santos FC (@SantosFC) July 7, 2022
Conforme citado pela nota do clube, Edu Dracena, executivo de futebol, Lucas Ochandorena e Carlos Caicedo, o preparador físico Marcos Conenna, o gerente de futebol Guilherme Lipi e o assessor do gerente Arnaldo Hase também deixam o clube.
O auxiliar Marcelo Fernandes assume o time interinamente até que um novo treinador seja contratado. Inclusive ele irá comandar o Peixe no próximo domingo (10), contra o Atlético-GO, pelo Brasileirão Série A.
Curta passagem pelo Santos
Fabián Bustos deixa o clube menos de cinco meses depois de chegar a Vila Belmiro. O treinador chegou ao clube para substituir Fábio Carille e evitar o rebaixamento no Paulistão.
Ele teve sucesso nessa questão e inclusive foi possível ver uma certa melhora do clube em alguns jogos. Mas a goleada sofrida para o Corinthians na Copa do Brasil prejudicou a recuperação santista. Além disso, o fato de estar próximo da zona de rebaixamento no Brasileirão (dois pontos) e eliminado na Sul-Americana deixou a situação de Bustos insustentável.
Mais informações do Peixe
O fato de ficar fora da Sul-Americana pesou demais na decisão da reformulação do elenco santista. Uma vaga nas quartas de final renderia aos cofres do clube US$ 600 mil (R$ 3,1 milhões). Esse valor seria importante em um momento delicado da equipe em relação a parte financeira. Isso porque o Peixe tem uma dívida milionária. Vale lembrar que recentemente o clube sofreu um transfer ban por parte da Fifa, que impediu a contratação de reforços.
Agora a diretoria trabalha nos bastidores para fechar com um novo treinador. Isso porque além da recuperação no Brasileirão, a equipe ainda tem o jogo de volta contra o Corinthians no próximo dia 13, pela Copa do Brasil. E uma classificação para as quartas de final aliviaria os cofres do clube. Mas a situação não será fácil, pelo contrário.
Como o clube foi derrotado no jogo de ida por 4 x 0, a classificação só virá se o Santos vencer por cinco ou mais gols de diferença na Vila Belmiro. Uma vitória por quatro gols leva a decisão para as penalidades enquanto qualquer outro resultado elimina o Peixe.
Já no Campeonato Brasileiro, uma derrota pode fazer o clube terminar a rodada bem próximo do Z4. O próximo jogo será no domingo (10), às 18h, na Vila Belmiro, contra o Atlético-GO. Conforme informado pelo clube, Marcelo Fernandes será o técnico interino no duelo.

