Torcidas Organizadas do Fortaleza são punidas; entenda o caso
As principais uniformizadas do Tricolor do Pici estão punidas e não poderão mostrar seus símbolos nos próximos jogos na capital cearense. A punição acontece na semana de um Clássico-Rei
facebook.com/FortalezaEC
Em reunião ocorrida nesta segunda feira (11) a Polícia Militar do estado do Ceará determinou a proibição da existência das Torcidas Organizadas torcedoras do Fortaleza nos próximos cinco jogos do Tricolor. Desta forma, fica proibido camisas, bandeiras ou qualquer símbolo que identifique estes grupos organizados. A reunião aconteceu na Federação Cearense de Futebol. Servindo como uma resposta aos atos de violência ocorridos no domingo (10) em jogo pelo Brasileirão Séria A.
Entenda o caso
O Fortaleza recebeu neste domingo (10) o Palmeiras pelo Brasileirão Série A. O Tricolor fazia uma partida razoável, mas de muita superação. Nesse sentido, a superação fez com que o Palmeiras não tivesse tanta liberdade de jogo. Mesmo com ambos lados tendo chances de gols a partida rumava para um empate. Quando no final do segundo tempo uma queda de energia elétrica ocorreu na Arena Castelão e em regiões próximas. Por isso, por falta de energia elétrica passado os minutos orientados pelo regulamento a partida teve que ser encerrada. Bem como, o resultado de 0x0 foi mantido.
Nesse hiato entre a queda de energia elétrica e o fim oficial do jogo muita coisa ocorreu nas arquibancadas. Integrantes de torcidas organizadas do Fortaleza tiveram atitudes deploráveis. Mesmo com a escuridão no Castelão duas Torcidas Organizadas que torcem para o Tricolor cearense resolveram se enfrentar. Em resumo: duas torcidas Uniformizadas do Fortaleza se enfrentaram aproveitando o apagar das luzes.
De acordo com relatos de pessoas que estavam no setor que ocorreu a briga, as cenas de violência assustou a muitos. Além disso, houveram relatos de roubos, pois não havia energia nem nos corredores que dão acesso a saída da Arena. Assim, aqueles que tiveram presentes a Arena Castelão neste domingo não tiveram uma boa experiência.
A resposta das autoridades chega na semana do Clássico-Rei
A resposta das autoridades competentes aos atos de violência ocorreram uma semana decisiva. Isso porque nesta quarta feira a Arena Castelão terá o maior clássico do futebol cearense: o Clássico-Rei. Ceará e Fortaleza se enfrentarão nesta quarta feira (13) às 20:00 horas. A partida será o jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Ou seja, além de um clássico trata-se de um jogo decisivo.
Assim, a punição começará a partir do clássico para as Organizadas do Tricolor. Consequentemente o clássico não terá as bandeiras ou manifestações tradicionais das Torcidas Organizadas do Leão. No entanto, o público torcedor do Fortaleza poderá ir ao Castelão aos setores destinados aos torcedores visitantes. Visto que o Ceará será o time mandante. Nesse sentido, os torcedores do tricolor tem acesso a 30% dos ingressos disponíveis.
- Veja um trecho do documento que pune as Torcidas Organizadas do Fortaleza
“Por determinação da Policia Militar, as Torcidas Organizadas do Fortaleza envolvidas em episódios de violência no último jogo, receberão medidas educativas e estão impedidas de entrarem nos cinco próximos jogos, com materiais que as identifiquem”

