Abel Ferreira x Felipão: Palmeiras tem duelo entre maiores técnicos da história do clube
Um dos dois treinadores, com trabalhos inesquecíveis no Verdão, estará na final da Libertadores em Guayaquil
Cesar Greco/Palmeiras
Athletico-PR e Palmeiras iniciarão nesta terça-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília), a decisão por uma vaga na final da Libertadores. Assim, jogarão amanhã a partida de ida das semifinais na Arena da Baixada. A volta acontecerá na terça seguinte (06), no Allianz Parque, no mesmo horário.
O encontro entre Verdão e Furacão marcará o embate entre dois técnicos históricos do alviverde, justamente a dupla responsável pelas três Libertadores do clube. Ou seja, passado e presente estarão frente a frente.
Abel Ferreira será lembrado para sempre pelo torcedor do Palmeiras como o treinador que conquistou duas Libertadores numa mesma temporada (2020 e 2021). Enquanto o comandante do primeiro título em 1999 será o adversário pelo lado do Athletico.
Abel pode igualar marca justamente de Felipão no Palmeiras
O técnico português fará nesta terça (30) o seu 28° jogo com o Palmeiras na Libertadores. Nesse sentido, já superou outro técnico histórico do Verdão. Afinal, Vanderlei Luxemburgo comandou o alviverde por 25 partidas na competição continental. Contudo, Abel Ferreira ainda está longe de Felipão. O atual treinador do Athletico-PR esteve na casamata palmeirense em 43 oportunidades no torneio.
Porém, a vantagem que Felipão leva sobre Abel Ferreira no número de vitórias é pequena. O gaúcho venceu 23 jogos comandando o Palmeiras em Libertadores, enquanto o português já possui 20 triunfos em somente 27 partidas. Ou seja, o aproveitamento do atual técnico do Verdão é melhor. Luxemburgo aparece mais atrás com 13 vitórias.
Além disso, Abel Ferreira terá a chance de igualar o colega Luiz Felipe Scolari em número de finais pelo Palmeiras, caso o alviverde supere os paranaenses. Logo, o português pode chegar à sua décima decisão pelo Verdão, o mesmo número que Felipão atingiu no clube.
Portanto, será uma semifinal de Libertadores em que o torcedor do Palmeiras apoiará como sempre Abel Ferreira. Ao mesmo tempo, haverá todo um clima de respeito e devoção pelo hoje adversário Felipão, por este ter sido o pioneiro em conquistar a América pelo Verdão, além de outras glórias.

