Adversário do Flamengo na Libertadores não chegava à semifinal há 11 anos
Time argentino tenta volta a ser campeão continental após quase três décadas
Divulgação / Vélez
O Flamengo vai encontrar na semifinal da Copa Libertadores da América o Vélez, velho conhecido do time carioca em competições continentais. O Rubro-Negro, porém, vai encarar um time com sede para tentar quebrar um tabu de 28 anos sem conquistar a principal competição do continente, já que o único título do clube foi em 1994, sobre o São Paulo.
O Vélez retorna a uma semifinal de Copa Libertadores da América após 11 anos. A última vez que o time pintou na atual fase da competição foi em 2011, ano em que o Santos, de Neymar, Ganso e companhia, terminou com o título.
Vélez não encarou brasileiros em 2011
O encontro do Vélez com o Flamengo será mais um contra um brasileiro na Libertadores 2022. O time jogou contra o Red Bull Bragantino, ainda na fase de grupos, e empatou nas duas oportunidades: em casa por 2 a 2 e fora de casa por 1 a 1.
Em 2011, ano de sua última semifinal, porém, o Vélez não foi adversário de nenhuma equipe do Brasil. Assim como em 2022, o time também foi o segundo colocado de seu grupo. Se neste ano o líder foi o Estudiantes, naquela ocasião o primeiro colocado da chave foi a Universidad Católica.
O Vélez terminou aquela fase de grupos com dez pontos em seis jogos. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas, uma para a Universidad Católica e outra para o Unión Espanhola, ambos do Chile.
Na fase seguinte, o Vélez eliminou com facilidade a LDU, com duas vitórias, uma por 3 a 0 e outra por 2 a 0, derrubou o Libertad, também com duas vitórias, 3 a 0 e 4 a 2, até ser eliminado na semifinal para o Peñarol. A equipe perdeu fora de casa por 1 a 0, venceu em casa por 2 a 1, mas caiu pelo gol fora de casa marcado pelos uruguaios.

