Flamengo supera Athletico com golaço de Pedro e vai às semifinais da Copa do Brasil
Flamengo confirmou o favoritismo e conquistou sua vaga às semifinais diante do Athletico; Pedro fez história com golaço de bicicleta
Gilvan de Souza / Flamengo
| ATH | 0-1 | FLA | 1 |
|---|
Mesmo com mais de 35 mil torcedores na Arena da Baixada nesta quarta-feira (17), o Flamengo superou o Athletico Paranaense por 1 a 0 e avançou às semifinais da Copa do Brasil.
O primeiro tempo foi muito travado com poucas chances de gol e um Mengão anulado pelo Furacão, mas a equipe de Dorival Júnior melhorou no segundo tempo e conseguiu a vaga às semifinais com um golaço de bicicleta do artilheiro Pedro.
Nas semifinais, o Flamengo enfrentará o vencedor do confronto entre América-MG e São Paulo. No primeiro jogo, o tricolor paulista superou o América por 1 a 0 no Morumbi.
Utilizando a formação tática de 3-5-2, o técnico Luiz Felipe Scolari repetiu a mesma estratégia do primeiro jogo no Maracanã, atuando prioritariamente no campo defensivo e buscando oportunidades nos contragolpes.
No entanto, o Athletico conseguiu encaixar mais a marcação e conseguiu anular o Flamengo em diversas oportunidades, principalmente no losango por dentro. Além disso, a equipe de Felipão buscou interromper a movimentação do rubro-negro carioca com diversas faltas.
Do outro lado, o Flamengo buscava trocar diversos passes para trabalhar o jogo coletivo no terço final, através de poucos espaços em um jogo mais físico do que jogado na etapa inicial, apesar das quatro finalizações.
A chance de maior perigo no primeiro tempo ocorreu apenas aos 38 minutos, quando Gabigol recebeu em profundidade e cruzou na medida para Arrascaeta testar firme, só que o uruguaio errou o timing do movimento e não conseguiu capitalizar a chance.
Ainda antes do intervalo, o goleiro Bento foi exigido após Arrascaeta ajeitar na medida para Gabigol arriscar de primeira e chutar firme de canhota, em grande finalização do Flamengo.
Flamengo conseguiu o gol da classificação no segundo tempo com um golaço espetacular de Pedro
Diferentemente da etapa inicial, a equipe de Dorival Júnior retornou com maior presença ofensiva no terço final e conseguiu uma grande sequência de finalizações para assustar o torcedor do Athletico.
Logo aos 6′, Rodinei recebeu de Everton e soltou o chute cruzado com força. Bento deu rebote e acabou para o meio da área, restando para Fernandinho afastar. Porém, aos 10′, o rubro-negro carioca conseguiu um golaço espetacular para garantir a classificação.
Rodinei surgiu pela direita e cruzou de forma precisa na área para a bola chegar até Pedro. Com liberdade, o centroavante acertou um voleio espetacular no ângulo direito, sob os olhares de Cléber Xavier, auxiliar técnico da Seleção Brasileira.
Vitinho, Terans e Cuello foram acionados por Felipão na sequência do segundo tempo, onde o Athletico passou a subir as linhas para tentar buscar o gol de empate. Contudo, a equipe carioca seguiu melhor na partida e teve uma chance fundamental.
Aos 29′, Pedro arrancou com liberdade deixando a marcação para trás, acionando Gabigol com liberdade na área, só que o artilheiro acabou errando o alvo e acertou a trave, sem conseguir aproveitar o espaço.
O Furacão tentou se aproveitar da chance perdida do outro lado e pressionou mais na reta final. Aos 35′, Cuello dominou dentro da área e chutou colocado, só que a bola passou ao lado da trave direita.
A chance final do Athletico ocorreu nos acréscimos. Cuello chutou e a bola desviou em Rodinei, quase sobrando para Canobbio, mas Filipe Luís cortou na pequena área e garantiu a classificou o Flamengo.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO PARANAENSE 0-1 FLAMENGO
Data: 17/08/2022, 21:30
Estádio: Arena da Baixada
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP)
Assistente 2: Neuza Ines Back (Fifa/SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)
Gols: 2T 11′ Pedro (FLA)
Substituições – ATH: Vitinho (Terans); Canobbio (Pablo); Cuello (M.Felipe)
Substituições – FLA: Everton (Gabriel); V.Hugo (Vidal); Diego (Arrascaeta); Lázaro (Pedro); Pablo (E.Ribeiro)
Athletico Paranaense (3-5-2): Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Matheus Felipe; Khellven, Fernandinho, Hugo Moura, Erick e Abner; Terans e Pablo.
Flamengo (4-3-3): Santos; Rodinei, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Vidal, João Gomes e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Gabi e Pedro.

