Atlético-GO ofusca reestreia de Suárez e vence Nacional-URU pela Sul-Americana
Luís Fernando marcou no primeiro tempo o gol da vitória por 1 a 0; time joga por empate no Serra Dourada, na semana que vem
@Sudamericana
O Atlético-GO ofuscou a reestreia de Luis Suárez pelo Nacional, do Uruguai, e venceu por 1 a 0 a partida disputada entre as duas equipes na noite desta terça-feira, no Estádio Parque Central, em Montevidéu, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
Agora, o Dragão só precisa de um empate no jogo de volta, que será na próxima terça, no Serra Dourada, em Goiânia, para avançar às semifinais da competição. O Nacional precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para pênaltis.
Antes do confronto de volta, as duas equipes tem compromisso local por suas ligas nacionais: o Nacional enfrenta o Rentistas, na sexta-feira, pelo Torneio Clausura, e o Atlético-GO visita o Botafogo, no Rio, precisando vencer para deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão Série A.
Atlético-GO é obrigado a mudar goleiro
O Atlético-GO teve problemas ainda no primeiro tempo, quando o jogo estava 0 a 0: o goleiro Ronaldo se contundiu ao defender uma cobrança de falta e não teve condições de permanecer em campo. O reserva Renan Santos foi acionado, entrou e teve grande atuação, com defesas importantes e muita segurança.
Logo depois da troca de goleiro, o Dragão fez seu gol, com Luís Fernando, de cabeça, aproveitando cruzamento de Léo Pereira pela direita.
O gol não mudou o cenário do jogo, que já tinha o Nacional saindo mais em busca de jogo e o time visitante arriscando nos contra-ataques de forma mais cuidadosa – como a estratégia vinha dando certo, o Atlético a manteve.
O cenário seguiu até a metade do segundo tempo, quando enfim Luisito Suárez foi chamado para entrar em campo e voltar a vestir a camisa do Nacional depois de 16 anos – em 2006, aos 19 anos, ele foi negociado com o Groniger, da Holanda, e só havia voltado a jogar em seu país com a camisa da seleção. Até esta terça-feira.
Suárez muda o patamar da pressão, mas sem sucesso
Mesmo sem jogar desde junho, e com apenas um treino pelo Nacional, Suárez fez a pressão do Nacional ficar maior. Ele finalizou apenas uma vez, numa cobrança de falta que desviou na barreira, mas mostrou boa movimentação e um passe seu resultou na melhor chance do time uruguaio: Ramirez, cara a cara com Renan, chutou na trave.
Mesmo com toda a pressão, o Dragão saiu mesmo com a vitória por 1 a 0. Suárez deve estar em campo no Serra Dourada no jogo de volta, talvez com mais minutos e com melhor ritmo do jogo. Mas terá um desafio e tanto, digno dos melhores jogadores do mundo, para conseguir levar a melhor e fazer o Nacional avançar na Sul-Americana.

