Brasileirão: Coritiba deve anunciar Guto Ferreira como novo técnico
Treinador estava parado desde que deixou o Bahia e tenta recuperar o desempenho do Coxa na competição
Felipe Oliveira / EC Bahia
O Coritiba deve anunciar Guto Ferreira como seu novo técnico. A informação ainda não foi confirmada pelo clube ou pelo treinador, mas foi divulgada pela repórter Nadja Mauad em seu blog no site ge.globo e por outros sites especializados no futebol paranaense.
Guto chegar para o lugar do paraguaio Gustavo Morinigo, demitido neste domingo depois da derrota do Coxa para o Atlético-MG por 1 a 0, pela manhã, no Couto Pereira. Além dele, saíram os auxiliares Roberto Acuña e Diosnel Burgos.
O head esportivo do clube, Renê Simões, contratado no começo do ano para um cargo acima de Morinigo, também foi dispensado.
O paraguaio comandou o Coxa desde janeiro de 2021 e, segundo dados do clube, comandou o time em exatos 99 jogos, com 43 vitórias, 22 empates e 34 derrotas, 130 gols marcados e 112 sofridos. Com ele, o time foi campeão paranaense de 2022.
A derrota para o Galo foi a terceira derrota seguida da equipe no Brasileirão, a segunda em casa, e fez o Coxa terminar a rodada na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com 22 pontos, ultrapassada por Fortaleza, Cuiabá e Avaí.
Se confirmado como técnico do Coxa, esse será o primeiro trabalho de Guto Ferreira por um clube do Paraná. Aos 56 anos, o técnico tem um extenso currículo pelo interior paulista e ganhou status nos últimos anos por bons trabalhos no Bahia e no Ceará, principalmente, onde ganhou seus maiores títulos, as Copas do Nordeste em 2017 (no Bahia) e 2020 (no Ceará).
Também em 2017 passou pelo Internacional, que comandou durante a campanha da Série B, em que o Colorado teve mais dificuldades que o esperado para obter o acesso. Acabou não ficando para o ano seguinte e, de volta ao Bahia, foi campeão estadual em 2018.
Ganhou outros dois títulos estaduais: Catarinense de 2016, com a Chapecoense, e Pernambucano de 2019, com o Sport. Em São Paulo, conseguiu três vezes o título do Interior, com Mogi Mirim (2012) e Ponte Preta (2013 e 2015).
A estreia de Guto Ferreira à frente do Coritiba será no sábado, quando o time enfrenta o Fluminense, às 19h, no Maracanã, pela 23ª rodada do Brasileirão.

