CEO do Atlético-MG expõe planos para implementar SAF no clube
Bruno Muzzi defende implantação do modelo para melhorar a gestão do futebol do Galo na luta por protagonismo no futebol brasileiro
Divulgação/Arena MRV
O CEO do Atlético-MG, Bruno Muzzi, defendeu que o clube adote o modelo de SAF para a gestão do futebol, mesmo sem a necessidade imediata de um parceiro, como aconteceu com outros clubes brasileiros, entre eles o rival Cruzeiro, que teve a gestão assumida por uma empresa com a participação do ex-atacante Ronaldo Fenômeno.
Em entrevista ao podcast Dinheiro em Jogo, do jornalista Rodrigo Capelo no ge.globo, Muzzi explicou sua opinião.
“A gente está em um momento de transformação no futebol e a SAF é um elemento dessa transformação. O momento financeiro dos clubes na sua grande maioria é super delicado, e isso faz com que esse processo se acelere”, afirmou Muzzi, que era diretor-geral da Arena MRV, estádio que está sendo construído para Galo, e assumiu o posto no clube recentemente.
Pelo modelo em vigor no Brasil, a SAF é uma nova pessoa jurídica estabelecida pelo clube associativo para gerir o futebol. Essa empresa pode ou não ter sócios, como é o caso de Ronaldo, dono de 90% da SAF do Cruzeiro, ou da 777 Partners, empresa que assumiu 70% da SAF do Vasco.
No caso do Galo, o dirigente propõe que a SAF seja criada mesmo sem a definição inicial de um parceiro, embora o clube precise de aporte, por causa de sua dívida estimada em cerca de R$ 1,3 bilhão.
“O Atlético-MG, numa venda para um investidor, tem a necessidade de recurso como algo muito importante. Porque o endividamento é muito alto, e ele ajudaria significativamente na gestão e na competição em alto nível. A partir do momento em que você passa a ter um sócio com poder de investimento, que equalize as questões financeiras, de endividamento, e tenha expertise no futebol para competir em altíssimo nível, é o que a gente busca”, defendeu Bruno Muzzi.
Enquanto equaciona as questões financeiras e operacionais, o Galo tenta se reencontrar dentro de campo para a sequência do Brasileirão Série A. Com apenas uma vitória nos últimos oito jogos, o time é apenas o sétimo colocado, com 35 pontos, fora da zona de classificação para a próxima Libertadores.
O próximo jogo será o clássico estadual contra o América-MG, as 16h deste domingo, no Estádio Independência.

