Home Futebol Como foi o último duelo entre Palmeiras e Atlético-MG na Libertadores?

Como foi o último duelo entre Palmeiras e Atlético-MG na Libertadores?

Palmeiras e Galo se enfrentam um ano depois, novamente em uma fase decisiva da Libertadores

Por André Salem em 02/08/2022 14:55 - Atualizado há 3 anos

Gustavo Rabelo

O Palmeiras enfrenta o Atlético-MG na noite de amanhã (03), pelas quartas de final da Libertadores. O duelo será uma repetição da semifinal da edição anterior.

Em 2021, quando os clubes se cruzaram na semi, o cenário entre eles era invertido do que é hoje. Se hoje o Palmeiras é líder do Brasileirão e tem talvez o futebol mais sólido do Brasil, no ano passado, o cenário era ao contrário. O líder do Brasileirão era o Atlético, que tinha o futebol mais competitivo do país.

Na época, a diferença entre Atlético e Palmeiras no Brasileirão era de sete pontos, com o Galo na liderança. Hoje, com o Palmeiras na liderança, a diferença é de dez pontos entre eles.

Já falando dos times, são praticamente os mesmos. Se pegarmos o time titular do Atlético-MG no último jogo que se enfrentaram, todos ainda segue no elenco. Junior Alonso chegou a deixar o Galo, mas já retornou.

No Palmeiras, Renan e Felipe Melo deixaram o clube. De resto, dos 11 que iniciaram a partida, todos seguem no elenco. O único que perdeu a posição no time titular foi o zagueiro Luan, que deu lugar para Murilo.

Falando dos treinadores, também são os mesmos. Abel Ferreira pelo Palmeiras e Cuca pelo Galo. Cuca havia deixado o clube no final do ano, mas acabou de retornar. Essa será apenas a segunda partida dele nesse retorno.

O jogo

Os mandos de campo também foram invertidos em relação a essa partida. Se agora o Palmeiras decide em casa, no ano passado não foi assim.

No ano passado, ainda havia o gol fora de casa como critério de desempate. E o Palmeiras de Abel Ferreira jogou pelo regulamento. A primeira partida, no Allianz Parque, terminou com um empate em 0 a 0, em que o Palmeiras praticamente abdicou de atacar. A estratégia clara do Alviverde era de não tomar gol em casa. Vale lembrar que nesta partida, Hulk perdeu um pênalti.

No jogo da volta, o Palmeiras jogou por uma bola e conseguiu. O Verdão precisava de qualquer empate com gols para se classificar. E assim como foi no primeiro jogo, quase não atacou.

O Galo foi para cima, mas Weverton conseguiu fazer boas defesas. Depois de um primeiro tempo sem gols, logo aos seis minutos do segundo tempo, Vargas marcou de cabeça para o Atlético.

Mesmo em desvantagem no placar, o Palmeiras seguiu recuado e esperando um erro do adversário, que aconteceu. O zagueiro Nathan se enrolou com a bola, não afastou e o atacante Veron, que havia acabado de entrar, ganhou a bola e cruzou para Dudu empatar a partida.

Depois, o Atlético sentiu o gol e não conseguiu mais criar chances de gols. O Palmeiras segurou o 1 a 1 e avançou. Na final, o Verdão derrotou o Flamengo por 2 a 1 e ficou com o tricampeonato da Libertadores.

Escalação do Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Gabriel Menino), Luan, Gustavo Gómez, Renan e Piquerez; Felipe Melo, Danilo e Raphael Veiga (Wesley); Dudu (Zé Rafael) e Rony (Veron).
Técnico: Abel Ferreira.

Escalação do Atlético-MG: Everson, Mariano, Nathan, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Jair (Savarino), Allan (Tchê Tchê), Nacho (Réver) e Zaracho (Sasha); Vargas e Hulk.
Técnico: Cuca.

Exit mobile version