Home Extracampo Copa do Mundo 2022: Jornal francês ataca organização e aponta ‘dúvidas’ sobre realização do torneio

Copa do Mundo 2022: Jornal francês ataca organização e aponta ‘dúvidas’ sobre realização do torneio

Veículo enumera vários motivos pelos quais acredita que a 22ª edição do torneio é a mais incerta de todas; FIFA realizou diversas mudanças

Por Luciano Ferreira em 10/08/2022 22:18 - Atualizado há 2 anos

Divulgação / CBF

O início da 22ª edição da Copa do Mundo está previsto para novembro, no Catar. Essa será a primeira vez que o torneio ocorrerá no final do ano. E após a FIFA promover diversas mudanças no calendário, surgiram algumas críticas à competição. O L’Equipe pontuou diversas razões para justificar que esta Copa é a mais ‘incerta’ de suas edições.

“Data inédita, área geográfica reduzida e incertezas quanto ao real nível das seleções, a 22ª edição da Copa do Mundo promete ser mais incerta do que nunca”, destacou o jornal francês.

O veículo cita as inúmeras mudanças que ocorreram durante a organização da Copa, a infraestrutura do país anfitrião, e até nome de estádio como razões pelas quais duvida da realização da competição.

“Doha continua sendo um laboratório a céu aberto. Mas as autoridades tranquilizam. Tudo estará pronto para receber as trinta e duas equipes qualificadas. Infraestrutura rodoviária e hoteleira, como os oito estádios. Isso permite duvidar. Só os últimos já são. A começar pelo estádio 974, como o código telefônico do país e o número de contêineres utilizados em sua construção”, escreveu o L’Equipe.

Copa do Mundo 2022: uma volta no tempo

A publicação do renomado jornal francês volta no tempo ao comparar a Copa do Catar com a do Uruguai, de 1930. O país sul-americano também é geograficamente pequeno e, por isso, a semelhança. Mas com a diferença de que a atual edição terá sua fase final em quatro cidades; enquanto o torneio do passado teve as decisões apenas em Montevidéu. Ainda assim, a realização do jogos será em um raio não tão distante de uma cidade à outra.

“Ter confiado esta Copa do Mundo a um pequeno emirado no Oriente Médio oferecerá um rejuvenescimento, permitindo que você volte às origens. Em 1930, a primeira fase final foi realizada em uma única cidade, Montevidéu, Uruguai. A de 2022 será vivida em quatro. Mas eles estão todos confinados ao lado leste da península do Catar. Apenas 57 quilômetros separam Al-Wakrah (no sul) de Al-Khor (no norte)”, completou.

Mudança no calendário

A data de início da Copa do Mundo 2022 deve ser um dia antes do previsto para permitir que o anfitrião Catar faça a abertura do torneio.

A competição estava originalmente agendada para iniciar em 21 de novembro, com duelo entre o campeão africano Senegal e Holanda no Grupo A. Mas, a FIFA agora planeja modificação na programação para começar com o jogo do Catar contra o Equador – também no Grupo A.

Desta forma, a Copa iniciaria no domingo, 20 de novembro. No entanto, a nova data ainda não tem sua confirmação, embora esteja aprovada pelo Conselho da FIFA (composto pelo presidente da entidade Gianni Infantino e os líderes de cada confederação continental). Porém, acredita-se nos bastidores que é apenas uma questão de formalidade. Com isso, o torneio teria sua realização de 20 de novembro até a final de 18 de dezembro.

Exit mobile version