Corinthians marca no fim e empata com Fluminense nas semifinais da Copa do Brasil
Corinthians conseguiu evitar uma derrota no Maracanã e arrancou um empate na reta final para tirar a vantagem do Fluminense no jogo de ida
Reprodução
| FLU | 2-2 | COR |
|---|
No primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil nesta quarta-feira (24), o Fluminense sofreu o gol do empate nos minutos finais e o Corinthians arrancou um placar de 2 a 2 no Maracanã.
Ganso abriu o placar rapidamente com gol de pênalti, mas Renato Augusto buscou o empate para o Timão no primeiro tempo. Contudo, o colombiano Arias marcou nos primeiros segundos da etapa complementar e o Fluminense dominou a equipe de Vitor Pereira até aos 44 minutos do segundo tempo, quando Róger Guedes empatou o jogo.
O jogo de volta do confronto semifinal da Copa do Brasil ocorrerá apenas no dia 15 de setembro, a partir das 20h pelo horário de Brasília, na Neo Química Arena.
Buscando surpreender o alvinegro paulista, o Fluminense ocupou rapidamente o campo ofensivo no apito final em jogada conduzida por Cano no lado direito, cruzando para Arias dentro da grande área com espaço. No momento da finalização, o colombiano foi atingido na perna pelo lateral direito Fagner.
O árbitro Ramon Abatti Abel foi acionado pelo árbitro de vídeo, Wagner Reway, e tomou a decisão de marcar pênalti após rápida revisão no VAR. German Cano foi às redes batendo o penal com muita tranquilidade para deslocar Cássio, abrindo o placar aos 3”.
Mesmo após a vantagem obtida, o Fluminense controlou mais posse de bola (batendo a marca dos 59% no primeiro tempo) e ocupou o campo ofensivo. Aos 10′, Manoel finalizou de longe após bola mal afastada por Fagner na tentativa de Cano.
Contudo, o Corinthians conseguiu ser fatal e aproveitou o momento oportuno do minuto 21 parra empatar o jogo. Nonato errou o passe para André no meio-campo e Yuri Alberto dominou para escapar da marcação de três jogadores e enfiar na medida para Renato Augusto chutar cruzado e empatar o jogo.
Após o gol de empate, a equipe comandada por Vitor Pereira ganhou maior controle do meio-campo. Aos 31′, Róger Guedes recebeu na meia-lua e chutou firme, com efeito, no lance mais perigoso do Timão antes do intervalo.
Na chance final do primeiro tempo, Matheus Martins recebeu na ponta direita e encontrou Cano dentro da área com liberdade. O centroavante testou firme, mas Cássio fez uma defesa espetacular para salvar o Corinthians.
Fluminense controlou o segundo tempo, mas Corinthians empatou nos minutos finais
Para a etapa complementar, Fernando Diniz optou pela troca na lateral esquerda, com a entrada de Cris Silva no lugar de Caio Paulista. A efetividade desta mudança foi imediata, e o Fluminense repetiu o roteiro do início de jogo.
Com apenas 30 segundos do segundo tempo, Samuel Xavier lançou para a infiltração de Cris Silva, decisivo no lance para tentar o cruzamento. Gil afastou mal e Arias aproveitou a liberdade para chutar de primeira e marcar um golaço no Maracanã, causando irritação do técnico Vitor Pereira.
Na tentativa de resposta, Adson recebeu aberto na entrada da área pela direita e cortou a marcação para bater firme, mas Nino salvou o Fluminense mais uma vez, numa grande atuação pelo tricolor.
Contudo, a sequência do jogo apresentou um domínio do Fluminense, que conseguiu confundir a marcação adversária e exercer pressão diante da defesa do Timão, chegando perto do terceiro gol em diversas oportunidades.
Aos 11′, Cano recebeu dentro da área e bateu cruzado, parando em outra grande defesa de Cássio. Na cobrança de escanteio, Ganso cobrou na área e o goleiro do Corinthians afastou.
Depois, foi a vez de Arias acionar Samuel Xavier na ponta direita para cruzar rasteiro e acionar Germán Cano, novamente com espaço para se movimentar no terço final. Desta vez, a finalização não foi muito boa e Cássio defendeu com tranquilidade.
Mesmo com o jogo mais truncado na reta final, o Fluminense seguiu dominando as ações, tendo novas chances de ampliar o marcador na reta final. Aos 36′, Nathan cobrou falta buscando Cano na área, mas Balbuena se antecipou decisivamente.
Em nova jogada, Nathan avançou pela esquerda e feilz a infiltração para acionar Marrony, que girou e deixou na medida para Ganso tocar de primeira para Cano, que não conseguiu dominar de frente para o gol.
Vitor Pereira apostou em três alterações para os minutos finais, mas quando o jogo parecia encaminhado para uma vitória do Fluminense, o Corinthians buscou o empate. Aos 44”, Fausto tocou para Fagner na direita e Róger Guedes foi acionado na área para bater cruzado e girar em cima de Nino, contando com o toque de Fábio antes da bola entrar.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2-2 CORINTHIANS
Data: 24/08/2022, 19:30
Estádio: Maracanã
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO)
Quarto árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
VAR: Wagner Reway (PB)
Gols: 1T 3′ Ganso (FLU); 1T 21′ Renato Augusto (COR); 2T 1′ Arias (FLU); 2T 45′ R.Guedes (COR)
Substituições – FLU: C.Silva (C.Paulista); Martinelli (Nonato); Marrony (Arias); Nathan (M.Martins); M.Araújo (Ganso)
Substituições – COR: M.Vital (Y.Albeto); G.Mosquito (Adson); Ramiro (R.Augusto); Xavier (Du Queiroz); L.Piton (R.Guedes)
Fluminense (4-2-3-1): Fábio; S.Xavier, Nino, Manoel, C.Paulista; André, Nonato; M.Martins, Ganso, J.Arias; G.Cano (Técnico: Fernando Diniz)
Corinthians (4-3-3): Cássio; Fagner, Gil, F.Balbuena, F.Santos; D.Queiroz, F.Vera, R.Augusto; Adson, Yuri Alberto, R.Guedes (Técnico: Vitor Pereira)

